UFMT sedia evento I Seminário Psicologia Social e Povos Indígenas

No próximo dia 05 de setembro, o Labtecc, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso, realiza o I Seminário Psicologia Social e Povos Indígenas, no Auditório do Museu Rondon da UFMT. O evento visa discutir quais práticas em Psicologia interessam aos povos indígenas em Mato Grosso e quais práticas não se adequam ao modo de vida de cada um deles. Também objetiva-se a construção de práticas psicológicas onde os povos indígenas atuem como protagonistas, envolvendo principalmente estudantes e egressos oriundos dos mais diferentes povos indígenas.
“É tempo de a Psicologia ser construída com e por povos indígenas e não apenas para povos indígenas, pois já contamos com psicólogos indígenas em Mato Grosso. As Psicologias que importam devem ser definidas pelos povos indígenas. O evento é o início de um projeto de construção de Psicologia e Povos Indígenas que precisa ser ampliado para as aldeias e demais terras indígenas”, explica Nonoguari Comaecureudo , estudante de psicologia da UFMT.
O evento terá início as 8h da manhã com o credenciamento dos inscritos. As 8:30h horas, acontece a Mesa de abertura, composta pela prof. Dra. Dolores Galindo (LABTECC), Ms. Morgana Moura (CRPMT), Dra. Jane Cotrin (Departamento de Psicologia UFMT), Soilo Urupe Chue (indígena Chiquitano e Estudante Indígena de Psicologia da UFMT), Nonoguari Comacureudo (indígena Boe Bororo e Estudante Indígena de Psicologia), Dra. Naine Terena (indígena Terena/Labtecc). Em seguida ocorre a mesa Povos Indígenas em Mato Grosso e Universidade: Historia vivida, com a participação de Nonoguari Comaecureudo (estudante indígena Boe Bororo de Psicologia da UFMT), Severia Idiorê Karajá (Ms. em Educação), Thiago Kapovi (Psicólogo indígena Kura Bakairi CRPMT), Dra. Sumaya Persona (Departamento de Psicologia/UFMT).

Das 10 às 12 horas, ganham espaço as ‘Mulheres Chiquitanas e o Barro: Psicologia e Povos Indígenas’, com coordenação de Soilo Urupe Chue e interlocução de Suzilene Kurupe Chue, Elimara Tossué Soares, Mauro Kurupe Chue. No período da tarde, com início às 14h, ocorre o Painel : Educação e Saúde Indígena, com coordenação de Naine Terena e interlocução de representantes do DSEI/ SESAI/ Proind UFMT , FUNAI/ OPAN/ FEPOIMT/ CIMI, CEEI, Thiago Aiamari Kavopi. Para encerrar, ocorre a grande roda “Quais Psicologias interessam aos povos indígenas em Mato Grosso?”. Participam da roda Soilo Urupe Chue, Subcomissão étnico racial – CRP-MT, Severiá Idiorê Karajá, Naine Terena, Proind, PetInd, Chiquitanos, Thiago kapovi, CRP-MT, Nonoguari e demais participantes indígenas presentes. A roda é mediada por Naine Terena e visa a produção de documento marco inicial na atuação das (os) psicólogas(os). Serão emitidas declarações de participação dos inscritos no evento.
Serviço:
Dia: 05/09/2017
Horário: 8h as 17h
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfO54KQ_8bn3H_2UzG8EPxetO8wXYXZBsVoO7PUshjoOMSZew/viewform 



INFORMES PUBLICITÁRIOS