Khal Dias é nome do rap, reggae e ragga do Interior de São Paulo
Khal dias é MC e compositor que transita entre o Rap, o Reggae e o Ragga, e em seus 15 anos de carreira já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Liniker e os Caramelows, Flávio Renegado, Rappin’ Hood, Funk Buia (Záfrica Brasil), Monkey Jhayam, Parteum, Ekena, dentre outros.
O cantor tem um disco solo lançado em 2015, intitulado “Dias de Luta” (https://goo.gl/9Xlk6J), com produção de Nomadebeatz, além de diversos singles com participações nacionais e internacionais de Pedro Neves, Barbara Rosa (ex-Liniker e os Caramelows), Enemeya Queen (Costa do Marfim), Radiola Dub, DubPlay, Lucas Borges, Cahegi e FRC, e outros.
Recentemente, teve o clipe da música “Compadre” incluído na programação do programa “Udigrudi”, da PlayTv, e passagem pelo programa “Vitrola”, da TV Cultura Paulista. Seu trabalho também foi registrado em reportagens de veículos de informação musical, com destaque para Zona Suburbana, Polifonia Periférica, Uniara FM, Rádio UFSCar e Mesckla.
Em seus trabalhos destacam-se as músicas “Torre de Babel”, “Quilombos Pensantes”, “12º Passo” e “Gnose”, que tratam de temas como cotidiano urbano, empoderamento negro e liberdade.
A ORIGEM
Paulista de Araraquara e nascido em berço musical, Khal Dias iniciou sua jornada artística em terras sulistas, na cidade paranaense de Imbituva, onde foi fundador da banda punk Moppets, com a qual tocou pelo interior do estado por cinco anos, até meados de 1998.
Posteriormente, de volta ao estado de São Paulo e à cidade Natal, aproximou-se do Rap, elemento poético do movimento Hip-Hop que se encontrava em fase crescente no interior paulista no final dos anos 90. Nessa época, surgiu a dupla King & Khal (posteriormente renomeada King Trip Rasta), em parceria com Fabio Rodrigues. Eles faziam uma mistura de rap e reggae no cenário regional e gravaram singles que os levaram a vencer o Festival Prata da Casa, em 2001, em Araraquara.
Já situado e habituado aos estilos jamaicanos, Khal Dias integrou as bandas Ganjah e Zero8, ambas de reggae fusion, visitando o interior do estado e dividindo palcos com artistas de renome, dentre eles Tribo de Jah, Ventania, Zero16 e B Negão.
Também foi Toaster do coletivo sound system Radiola Dub, com o qual sagrou-se campeão da batalha SoundClash.
Em 2015, gravou com o produtor Nômadebeatz o álbum “Dias de Luta”, de predominância rap, mas com notáveis influências jamaicanas, inclusive dos produtores da Fábrica de Riddim.
NA ESTRADA
Khal Dias já se apresentou no Festival de Verão de Ribeirão Preto, Nature Dub Posse, CarnaReggae, Carnaval Soundsystem, Jamaica Paulista, Facira Araraquara, Airumã “Arte e Cultura”, Almanaque Bar, dentre outros espaços de valorização da cena rap e reggae e de música alternativa.
NOVO EP
O artista está preparando um novo EP só de músicas próprias e autorais com previsão de lançamento para o início de 2018. Neste novo trabalho terá produções de Pedro Neves, Fábrica de Riddim e Nômadebeatz, mostrando uma nova sonoridade. Para ouviu um pouco do novo trabalho, ouça o single “Gnose” ( https://goo.gl/PSA2wv ) disponível no Youtube e Spotify.
Mais informações sobre lançamentos e agenda no site https://khaldias.causaeefeitorecords.com.br/ ou na Fan Page do Facebook https://www.facebook.com/khaldias016/ .
FESTIVAL CHACRONA 2
Khal Dias se apresentará no festival Chacrona 2 no Coxipó do Ouro, dia 8/9.
Mais informações do Festival aqui https://www.facebook.com/events/134203157117306/