Corrida por vacina contra meningite B esgota doses em Cuiabá e gera filas
Alta de casos e mortes provoca disparada na procura e deixa clínicas sem estoque e sem previsão de reposição
A alta de casos de meningite em Mato Grosso provocou uma corrida pela vacina meningocócica B e esgotou os estoques em clínicas privadas de Cuiabá. Mesmo com preços entre R$ 680 e R$ 800 por dose, o imunizante desapareceu das prateleiras e já há listas de espera em diversas unidades.
Nos últimos dias, a busca intensa gerou filas e horas de espera na capital. A procura disparou após a confirmação de novos casos e mortes no estado, aumentando a sensação de risco entre as famílias.
Relatos de usuários apontam dificuldades para encontrar a vacina, com necessidade de agendamento prévio e até deslocamentos entre clínicas na tentativa de localizar doses disponíveis. Segundo estabelecimentos, a demanda cresceu de forma atípica, principalmente entre crianças e adolescentes.
Sem a oferta da vacina meningocócica B no Sistema Único de Saúde (SUS), a população recorreu em massa à rede privada. O imunizante é considerado essencial na proteção contra as formas mais graves da doença atualmente, as mais recorrentes nos registros do estado.
A reportagem percorreu clínicas de imunização na capital e encontrou o mesmo cenário em todas: estoque zerado e por novas remessas, ainda sem prazo definido. Com isso, unidades passaram a organizar listas de espera para atender a demanda reprimida.
A vacina é recomendada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço entre 12 e 15 meses. Para quem inicia o esquema entre 6 e 11 meses, são indicadas duas doses com intervalo de dois meses, além do reforço. Já adultos até 50 anos devem receber duas doses, com intervalo de um a dois meses.
A preocupação é sentida na rotina das famílias. A mãe Raiane Aparecida Jonas Silva, que busca imunizar o filho Nícolas, de 6 anos, relata apreensão. “Já estou procurando há dois dias. A gente fica com medo vendo os casos aumentarem e os médicos recomendando a vacina.”
A administradora Rebeca Nobre, 32 anos, também enfrentou dificuldades. “Só em uma manhã fui a três clínicas e todas disseram que estão aguardando novo lote. Deixei meu nome na lista de espera e agora é aguardar”, contou.








