Prefeito João Dória é destaque em evento para instalação de Conselho Estratégico do LIDE-MT
O prefeito de São Paulo e empresário João Dória trouxe sua experiência à frente da principal capital do país aos participantes do jantar-debate que promoveu a instalação do Conselho Estratégico do Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (LIDE-MT). Realizado na noite de sexta-feira (22), em um espaço exclusivo paulistano, o Restaurante Fasano, o evento reuniu grandes nomes da economia de Mato Grosso e do Brasil.
Em sua análise, Dória, que é fundador de o LIDE, frisou que a política brasileira está passando por mudanças e precisa que pessoas qualificadas para cargos de gestão e ‘de bem’ acessem os espaços de poder. Também rendeu homenagem ao seu padrinho governador Geraldo Alckmin. “O exemplo dele, com suas ideias liberais, dinâmicas e voltadas à eficiência da máquina pública, vem mudando a história da política e também da comunicação entre governo e população”, afirma o presidente do LIDE-MT, Pedro Neves.
Também participaram do debate o jornalista Augusto Nunes, que atuou na mediação com o público; o cientista político Fernando Schuler; e o economista e cientista político, Marcos Troyjo, que assumiu a presidência do Conselho Estratégico, que visa ampliar a agenda de eventos de Mato Grosso oferecendo maior visibilidade às discussões na economia e política brasileira. Outro destaque foi a participação do empresário e economista Roberto Giannetti da Fonseca, vice-chairman of the Board do LIDE e preside LIDE Infraestrutura, que já foi diretor de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Para o empresário Álvaro Carvalho, da Soul Propaganda, além de uma excelente oportunidade para fazer network, o evento promoveu reflexões acerca da experiência arrojada do prefeito Dória. “Ele é extremamente preparado, arrojado e saiu da iniciativa privada, onde tinha muito sucesso, para contribuir com a gestão pública. Foi realmente fantástico ouvi-lo, um incentivo para que possamos nos engajar mais na política e, com isso, mudar o presente e o futuro do país, que precisa de novos nomes e novos perfis”.
Apesar do receio de entrar no meio político, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, afirma que atualmente se faz necessário as lideranças empresariais ampliarem a sua participação que hoje está restrita apenas às entidades classistas. “A atual legislação eleitoral expõe a vida familiar, patrimonial, o que assusta um pouco quem gostaria de contribuir com a política. Mas, esta é uma discussão pertinente porque o Brasil precisa de políticos qualificados e competentes para realmente transformar o nosso futuro, governar melhor nossas cidades e mesmo o país”.
LIDE
O LIDE foi fundado em 2003, e é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que promove integração entre as empresas, organizações e entidades privadas, por meio de debates, fóruns e iniciativa de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social. O Grupo já conta com 17 unidades no país e 16 internacionais, reúne mais de 1,8 mil empresas filiadas e que representam 54% do PIB privado brasileiro.
Em Mato Grosso, já promoveu outros encontros e contou com a presença do governador Pedro Taques e empresários de diversos setores, além do ex-ministro Luiz Fernando Furlan, dos economistas Marcos Troyjo e Adriano Pires, do cientista político Fernando Schüler e do presidente do Instituto Ludwig von Mises – Brasil, Hélio Beltrão. O LIDE-MT possui mais de 20 empresas associadas.