Orquestra da UFMT participa da abertura do Outubro Rosa
Neste domingo, dia 1º, vozes femininas se unem a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT), sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, para o concerto de abertura da Campanha “Outubro Rosa”, da MTmamma amigos do peito - a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, a partir das 18 horas, no Parque das Águas, em Cuiabá. O espetáculo recebe solistas femininas para tocar, cantar e emocionar a plateia pela musicalidade e, sobretudo, chamar a atenção para o tema câncer de mama. A ideia, explica o maestro, é a partir da força da mulher inspirar mais mulheres para que busquem o diagnóstico precoce. O evento é gratuito e ideal para toda a família.
MTmamma divulga em Cuiabá, assim como acontece em outros países, informações acerca do câncer de mama e desde o início a Orquestra Sinfônica integra as ações. “Há sete anos a Orquestra faz o concerto de abertura da campanha Outubro Rosa, e desta vez, nos apresentaremos a céu aberto. Nas edições anteriores, o concerto aconteceu no interior de igrejas e agora ganha o Parque das Águas, ampliando o alcance do público”, comentou Fabricio.
Para ele, a música chega ao coração das pessoas, próxima ao peito para acarinhar e fazer um gesto de solidariedade das pessoas em tratamento, entendendo que a saúde é física e mental, e a música auxilia nessa caminhada. “É fundamental a participação no Outubro Rosa, pois estabelecemos parceria entre a universidade e a sociedade organizada, evidenciando o trabalho da instituição de ensino numa extensão de qualidade em prol da sociedade, utilizando um instrumento de alta capacidade mobilizadora que é a orquestra sinfônica”, destaca.
O espetáculo deste domingo possui nova formatação, delineado pelo talento feminino conduzindo a cena. As solistas Priscila Carvalho, Lindi Mariani, Iasmin Medeiros, Maidi Dickman e Karola Nunes prepararam peças carregadas de emoção. Musicista formada pela UFMT, Priscila Carvalho apresenta a canção “Con te partiró”, de Andrea Bocelli, recentemente compartilhada com Daniel, no Domingo na Orla. Na ocasião, Priscila foi ovacionada pela plateia que se impressionou com sua força vocal e recebeu elogios do cantor. “Tenho a música inserida em minha vida praticamente junto com a alfabetização. Venho de uma família de músicos e pais entusiastas, que, desde sempre, me incentivaram nesta vivência musical. Aos 8 anos, ingressei no coral infantil da Universidade Federal de Mato Grosso, sob os cuidados da professora Maidi Dickman, e não parei mais. Cantar com Daniel foi uma honra, ainda mais acompanhada da Orquestra, onde fui violinista”, comentou. Desta vez, cantar “Con te partiró” no concerto de abertura da Campanha Outubro Rosa possui significado especial, afinal a música além de emocionar, tem o propósito de despertar a importância do cuidado com a saúde.
A sensível “A Lista de Schindler”, de um dos maiores compositores do cinema atual: John Williams, dono de cinco estatuetas do Oscar, terá solo de Lindi Mariani, acadêmica do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso. Lindi iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade sob a orientação do professor e mestre Fernando Pereira, desde então vem intensificando sua carreira profissional com festivais de música nacionais e também internacionais. Desenvolve-se como Spalla da Orquestra Ciranda Mundo, participa como convidada da Orquestra do Estado de Mato Grosso e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso. Recentemente foi um dos destaques do concerto Jovens Solistas de Mato Grosso, apresentado pela OSUFMT, sob a regência do maestro Abner Roa.
Dona de uma voz arrebatadora, Iasmin Medeiros participa do espetáculo cantando “Song of Olympia”, canção apresentada recentemente no concerto Jovens Solistas de Mato Grosso, muito aplaudida pelo público. Graduanda do Curso de Música, Bacharelado em Canto da UFMT, durante sua formação acadêmica participou de Painéis da FUNARTE e recitais de canto dos Cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em canto da UFMT. De 2010 a 2012, foi cantora de MPB no Espaço Olhar Interior, no Sesc Arsenal de Cuiabá. Desde o início de seus estudos tem participado de corais, cantando no naipe de sopranos, dentre eles, Coral UFMT, Coral do Tribunal de Contas do Estado e Madrigal do Avesso. Atuou por diversas vezes como solista e desde 2013 é uma das regentes do Coral da 3ª Idade da UFMT. Atualmente é preparadora vocal do Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e regente do Coral Infanto Juvenil Alquimia.
O repertório traz também Habanera, da ópera "Carmen" com a solista Maidi Dickmann, professora da UFMT e mezzo soprano. “Ela é especialista em ópera muito competente e já cantou diversas vezes com a Orquestra Sinfônica, e quando canta Habanera, arrebata o público pelo talento e domínio musical”, afirmou o maestro.
Com forte presença de palco, a cantora, compositora e instrumentista Karola Nunes vai trazer “Brasil”, de Cazuza, para o palco do espetáculo de abertura da campanha Outubro Rosa. Ela é a ganhadora da segunda edição do concurso Novos Talentos, do É Bem MT, da TVCA. Atuante na cena autoral desde o ano de 2004, sua música traz o traço da música brasileira, porém transita e se permite beber de fontes outras: "Sou música muito antes de ser gente", comentou ela.
PIONEIRISMO - A MTmamma lançou a Campanha Outubro Rosa, no Estado, em 2010, desde então, além de incentivar e iluminar de rosa prédios públicos, a associação promove diversas ações para auxiliar pessoas portadoras de câncer de mama, promove programas educativos, presta atendimento psicossocial, presta orientação jurídica, viabiliza acesso a terapias complementares e capacita voluntários que possam contribuir com a disseminação da informação e apoio às mulheres e homens assistidos e, ainda, promove atividades voltadas ao bem estar e à autoestima daqueles que estão em estágios diferentes do tratamento.
Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma amigos do peito é reconhecida pelo Estado e pelo município como entidade pública sem fins lucrativos. A campanha é uma das formas que a associação tem para arrecadar recursos e manter as atividades voltadas para pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de assistidas, na sede da entidade, em Cuiabá. Além disso, associados, doadores e colaboradores junto com o trabalho de voluntários contribuem para manter a entidade que oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica, pilates, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro banco de perucas do Estado.
Serviço:
O quê: Concerto de abertura da Campanha Outubro Rosa pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal e Mato Grosso (OSUFMT), sob a regência do Maestro Fabricio Carvalho
Quando: 1º de outubro - domingo
Horário:18 horas
Onde: Parque das Águas - Cuiabá
Entrada gratuita