Audiência pública apresentará diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-LRV) promovem uma audiência pública no dia 05 de outubro, às 18h, na Câmara de Vereadores.
Durante a audiência, o Saae, UFMT, Funasa e o Comitê do Plano Municipal de Saneamento Básico farão a apresentação e validação do diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O diagnóstico é a segunda etapa do processo. A primeira etapa foi o levantamento de dados em campo para verificar quais são os problemas enfrentados e fazer a divulgação do plano.
O projeto é financiado pela Funasa e está sendo elaborado por uma equipe técnica da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com a Secretaria de Estado de Cidades de Mato Grosso e a UFMT, conforme termo assinado em 2014.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.
Segundo o diretor do Saae, Raimundo Dantas, o plano prevê ações para os próximos 20 anos nos quatro eixos que o compõem: abastecimento de água, esgotamento sanitário, águas pluviais e resíduos sólidos.
“Nesta audiência será apresentado todo o diagnóstico do município, é uma oportunidade para lapidar mais um pouco o plano de saneamento para que não falte nada, pois todas as obras devem ser pautadas no PMSB que vai ser vinculado ao Plano Diretor. Toda a população está convidada a participar e contribuir com este trabalho”, pontuou o diretor.