Prefeitura de Lucas do Rio Verde adquire novos maquinários
Foi realizada nesta manhã (05) a entrega de maquinários adquiridos por meio do Conselho do Municipal do Fethab, com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
O município adquiriu uma escavadeira e uma pá-carregadeira para atuar na manutenção das agroestradas. O maquinário contou com um investimento total R$ 835 mil.
O prefeito Luiz Binotti destacou que estas máquinas vão incrementar a frota do município e ajudar a fazer a manutenção das estradas. “Lucas do Rio Verde não é um município tão grande territorialmente e sonhamos em ter 100% das estradas asfaltadas, contando com a parceria dos produtores e também através de parcerias com entidades, instituições e entes públicos. Vamos deixar 70 km de estradas rurais em estado de novo. E estamos estudando novos projetos, como a implantação de pedágio, se necessário”.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Simon, atualmente, os agricultores de Lucas do Rio Verde pagam em torno de R$ 23 milhões para o Fethab anualmente. “Hoje esta atitude da prefeitura em adquirir estes equipamentos com recursos do Fethab vem beneficiar o produtor na questão de manutenção das estradas. Esta manutenção mais efetiva vai beneficiar o produtor rural”.
O secretário de Infraestrutura e Obras e presidente do Conselho do Fethab, Gerson Franke, salientou que este investimento em maquinário é um retorno ao agricultor que contribui com o imposto do Fethab. “Estas máquinas atenderão as demandas da área rural do município”.
Segundo o presidente da Associação dos Beneficiários da Agroestrada B2, Breno Lampugnani, as máquinas vão ajudar muito na conservação das estradas rurais. “A partir de janeiro inicia a colheita e como é época de chuva, as estradas acabam degradando, então tendo maquinário novo com certeza vai ter condições de conservar essas estradas”.
Na oportunidade, a administração municipal efetuou uma apresentação de prestação de contas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras na área rural de Lucas do Rio Verde nos primeiros nove meses de gestão.