Vereador pede estudos para identificar áreas degradadas ao longo da bacia do Rio Carapá
Para identificar áreas que necessitam de recuperação da mata ciliar do Rio Carapa, em Colíder, principalmente no trecho acima da estação de tratamento de água, o vereador Zé Moreira (PSD) propõe a realização de um estudo de impacto ambiental.
O parlamentar encaminhou a sugestão através de indicação ao prefeito Noboru Tomiyoshi e à diretoria da concessionária Águas Colíder. A ação também envolve os proprietários de terras ao longo do rio.
“Todos os vereadores estão preocupados com situação Carapá. Por isso, estou solicitando esse mapeamento ambiental. E a responsabilidade não é só do poder público. Nós temos ali proprietários rurais que tem responsabilidade ambiental”, pontua Zé Moreira.
Ele diz que o Rio Cuiabá, que garante a água que abastece os 32 mil habitantes de Colíder, está “sendo massacrado e sendo morto por falta de cuidados” há 40 anos. “E a minha preocupação é com toda a bacia hidrográfica, porque há vários córregos que alimentam o Carapá”.
Após esse estudo, explica Zé Moreira, caberá ao poder público mobilizar a concessionária e os proprietários rurais para que seja feita a recuperação dos locais degradados. “Inclusive, buscando financiamentos e ajudando os agricultores na restauração da vegetação ciliar”.