Acrismat levou palestra e ensinou pratos à base de carne suína para estudantes de nutrição


A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) participou nesta terça-feira (17.10), do 2º Simpósio Mato-grossense de Alimentação e Nutrição (Siman) promovido pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (Fanut/UFMT). O evento aconteceu no Centro Cultural do Campus de Cuiabá e a nutricionista, especialista em distúrbios metabólicos e risco cardiovascular, Isabela Mota, palestrou sobre a saudabilidade da carne suína.

O evento faz parte da décima segunda edição da Semana de Nutrição (Senutri) e este ano o tema do evento foi “Nutrição – uma abordagem multidisciplinar”. Participaram das palestras alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic) e Universidade de Várzea Grande (Univag), além de alunos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFMT.

Durante sua palestra Isabela Mota falou sobre a qualidade nutricional da carne suína e que seu consumo é recomendado para toda a população. “O trabalho maior é desmistificar essa proteína, e para isso mostramos para os alunos e professores o quão saudável, acessível e saborosa ela pode ser. Nós podemos e devemos inserir a carne suína no cardápio de crianças, adultos, idosos e gestantes”, afirmou.

A nutricionista revela que ainda hoje os consumidores acreditam que a carne suína não é boa para consumo, principalmente para prevenção de doenças. “Nós sabemos que isso é um grande mito, pois a carne é rica em vitaminas e minerais e seu perfil de gorduras é muito saudável, desde que nós saibamos consumir em quantidade adequada e escolher o corte indicado. Além disso, em relação a carne bovina, ela contém mais potássio, que é um mineral associado à redução da pressão arterial”, explicou Isabela.

Outro ponto destacado foi que a carne suína também é altamente recomendada para crianças de até cinco anos de idade e para as gestantes. “Por ser uma carne vermelha, ela contém um alto teor de ferro e acido fólico, o que é fundamental para combater a anemia em crianças e gestantes, que são os grupos mais afetados por este problema”, ressaltou a nutricionista.

E após a palestra, o chef Celso Castro preparou dois pratos para degustação a base de carne suína, o kibe cru e patê, mostrando a versatilidade da carne suína e as variedades de pratos possíveis com a proteína. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS