Programa A União Faz a Vida celebra 333 projetos realizados em Lucas do Rio Verde

Celebrando mais um ano de atividades, o programa A União Faz a Vida demonstra que está consolidado nas escolas de Lucas do Rio Verde. Em 2017, foram 333 projetos desenvolvidos, envolvendo cerca de 850 professores e 15 mil crianças e adolescentes, em 21 escolas. Ao longo destes 11 anos de implantação, o programa tem evoluído e cumprido seu objetivo de desenvolver a cooperação e a cidadania proporcionando aprendizagens mais significativas e que contribuem com o crescimento dos alunos, na avaliação do presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio. “Nós percebemos que cada vez mais o programa vai tomando corpo, tendo mais consistência, e também tendo um entendimento maior dos professores, dos alunos, dos pais e até da comunidade”, destaca.

Na última sexta-feira, 27, professores das redes municipal, estadual e particular envolvidos com o programa participaram de um evento de comemoração e encerramento das atividades do ano. De acordo com a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Cleusa Marchezan de Marco, 2017 foi um ano de trabalho intenso. “As crianças puderam sair da escola para a comunidade, vivenciar experiências que vão marcar a sua vida para sempre, então é desta forma que nós queremos melhorar a qualidade de ensino, e também disseminar os valores do respeito, da cidadania, da solidariedade, e da mudança de comportamento, para que a gente consiga construir uma sociedade mais justa, com dignidade para todos”, salienta.

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e foi criado há 23 anos. Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido há 12 anos, atendendo atualmente a cerca de 70 mil estudantes de 221 escolas, distribuídas em 23 municípios. Em Lucas do Rio Verde, o programa é gerido pela cooperativa Sicredi Ouro Verde MT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio de empresas locais.

Apoiador do programa como empresário há vários anos, o prefeito Luiz Binotti ressalta que acredita em parcerias como esta para a construção de uma educação de qualidade. “É um programa muito importante que ajuda a capacitar os nossos professores da rede municipal e também leva ensinamentos aos nossos alunos, a cultura do cooperativismo, do associativismo, e não da individualidade”.

Além das formações que proporcionam mais motivação para o dia a dia dos professores, a assessora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação em Lucas do Rio Verde, Lucinete Dallabrida, acredita que o programa A União Faz a Vida leva uma importante lição sobre a responsabilidade compartilhada na educação. “Tem uma interação entre os colegas, com a preparação de aulas mais integradas, relacionando as disciplinas umas com as outras, então não é somente um professor responsável por aquele aprendizado, todos ficam responsáveis, facilitando mais ainda o aprendizado do aluno. E o aluno tem maior facilidade de aprender, porque ele relaciona a teoria com a prática”.

O programa A União Faz a Vida tem uma metodologia voltada para estimular o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. A partir dos projetos, que partem dos anseios dos próprios alunos, com orientação dos professores, o processo de construção de conhecimento envolve toda a comunidade escolar, aproximando a escola dos pais e da comunidade em geral. Para 2018, uma das metas da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde é fortalecer as comunidades de aprendizagem, intensificando as vivências dos alunos junto à realidade local.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL