Vidro inteligente é a sensação para combater o calor

Cuiabá é reconhecida, nacionalmente, pelo clima quente, onde parece fazer verão o ano inteiro. Para suportar a temperatura, os ventiladores e ares – condicionados são itens indispensáveis. Na Guaporé Vidros, representante oficial da marca Blindex em Mato Grosso, existe mais um item que auxilia aos que desejam ter um ambiente mais “fresco”, são os vidros “inteligentes” capazes de barrar até 70% do calor e 99,6% dos raios UV, que são prejudiciais à pele e responsáveis pelo desbotamento dos materiais.
Esse vidro é o mais indicado pelos especialistas do ramo da construção civil, por reduzir a entrada do calor nas edificações durante o dia, além de evitar que ele fique retido à noite, garantindo temperatura mais agradável na hora de dormir.
A designer de interiores, Karol Boaventura garante, que os produtos da linha Habitat da Guaporé-Blindex são princípios básicos dentro dos seus projetos, pelo fato de auxiliarem no conforto térmico. “Tudo depende da necessidade e a concepção da ideia criativa. São infinitas as variedades e como a Guaporé é uma empresa pioneira nesse ramo, é certo que temos o melhor para nosso projeto”, conclui.
Para a arquiteta Ana Paula Bastos, o vidro é sempre bem-vindo nos projetos, principalmente quando se pode utilizá-lo da melhor forma. “Em função da leveza e da harmonia que o vidro traz em alguns projetos, tê-lo com essa característica de reduzir o calor, é uma solução incrível, por que assim podemos usar em fachadas, nas quais recebem sol com mais frequência, preocupando-se sempre com a sensação térmica que causa o mesmo no produto final”, afirma.
O vidro é um dos elementos mais comuns na construção civil e, por isso, agrega grande valor e importância às edificações. Apresenta diversas aplicações, tais como: esquadrias, pisos, escadas, prateleiras, fachadas prediais e residências, entre outras atribuições decorativas.
Os vidros “inteligentes” são fabricados com nanotecnologia, na qual recebem uma camada de óxidos metálicos (como titânio, níquel) na superfície durante o processo de fabricação. Essas camadas permitem a entrada de luz, mas reduzem o calor e a temperatura interna do ambiente em até 10 graus em relação à externa. Com mais luz e menos calor, o consumo de luz artificial e de ar-condicionado pode ser reduzido, gerando uma economia de 15 a 27% na conta de energia.
Os produtos estão disponíveis nas espessuras de 4 a 10 mm e podem ser instalados como vidro comum, temperado, laminado ou duplo. O modelo Refletivo possui aspecto espelhado, que oferece privacidade por inibir a visão de fora para dentro do ambiente. O vidro refletivo está disponível nas cores champanhe, cinza e verde. Já o Neutro deixa a casa mais iluminada e integrada com o ambiente externo e é encontrado nas tonalidades azul, verde e incolor.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS