Acrismat lança projeto A vida é melhor com carne suína no Mercado do Porto

Com intuito de promover o consumo e aumentar o conhecimento sobre a carne suína, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) e a Associação do Mercado do Porto, lançarão nesta quinta-feira (23.11), ás 10h, o projeto “A vida é melhor com carne suína”, no Mercado do Porto, em Cuiabá. O objetivo é instruir funcionários e clientes sobre os benefícios do consumo da proteína, além de divulgar a qualidade, a versatilidade dos cortes e o sabor da carne suína.

O projeto, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Associação, acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro no Mercado do Porto e contará com palestras sobre a saudabilidade da carne suína, oficinas de cortes e gastronomia gratuitas para a população. Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, a escolha do local se deu por ser um espaço tradicional da capital cuiabana e estratégico, já que será possível contar com a participação dos comerciantes ao mesmo tempo em que se levará informações aos consumidores.

“Infelizmente ainda há muita desconfiança em relação à carne suína, por conta disso, a Acrismat trabalha constantemente para levar conhecimento e mostrar o quão saborosa e saudável ela é. O foco neste evento é apresentar as qualidades da carne para a população cuiabana e principalmente para funcionários que trabalham em açougues, para que esses no futuro ofereçam o produto para seus clientes”, explica Teixeira.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Hugueney, destaca a importância desse projeto para o município e para o desenvolvimento profissional dos funcionários do Mercado do Porto.

“Para a atuação da nossa pasta é sempre valioso poder participar de eventos que qualificam as pessoas aqui da nossa cidade, principalmente os trabalhadores do Mercado, que é um local histórico e ponto turístico da capital. Eu mesmo desconhecia alguns cortes da carne suína, que é tão diversificada quanto à bovina”, afirma Hugueney.

Para o presidente da Associação do Mercado do Porto, José Ismar, a ação servirá também para chamar a população para mais perto do comércio, além de estimular o consumo. “As palestras servirão para apresentar aos funcionários e clientes os benefícios do consumo da carne suína, apontar novos cortes e ainda dar ideias de pratos aos proprietários de restaurantes daqui, que poderão dar uma variedade maior de opção aos seus consumidores”, ressalta.

Há 16 anos em atividade no Mercado do Porto, a gerente do açougue Rosita e Geraldo, Ariana Rocha, fala sobre a importância da realização deste tipo de evento. “É sempre bom participar de ações deste tipo, nós que trabalhamos com carne suína aqui no mercado somos meio que um elo entre os produtores e os clientes. Nos últimos anos, graças ao marketing feito em cima da proteína, houve um aumento de quase 30% nas vendas e os clientes aos poucos descobrem que existem outros cortes além do tradicional pernil e costelinha”, comenta Ariana.

INSCRIÇÕES

As inscrições para as palestras, oficinas de cortes e de gastronomia já podem ser feitas. Os interessados devem procurar a administração do Mercado do Porto e preencher a ficha de inscrição para garantir a vaga.

PROGRAMAÇÃO

Segunda e terça-feira (27 e 28.11)

Oficina de cortes suínos
horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Consultor: Daniel Furtado

Quarta e quinta-feira (29 e 30.11)

Oficina de gastronomia suína
horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Consultor: Celso Castro

Sexta-feira (01.12)

Palestra sobre a saudabilidade da carne suína
Horário: 14h
Consultor: Thaliane Dias

Sábado e domingo (02 e 03.12)

Festival de gastronomia
Horário: 9h
Degustação e oficina gastronomia para clientes do Mercado do Porto com o chef Celso de Castro


SERVIÇO:

Lançamento do projeto “A vida fica melhor com carne suína”

Quando: 23 de outubro

Horário: 10h

Onde: Mercado do Porto, Av. Oito de Abril, 143 - Porto, Cuiabá - MT, 78045-700


 



INFORMES PUBLICITÁRIOS