Profissionais da Educação Infantil são capacitados na utilização de novas ferramentas pedagógicas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer reuniu profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública municipal de Várzea Grande para participarem de capacitação, sobre nova ferramenta pedagógica com brinquedos educativos e criativos de modelar, com a professora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá/PR.

O evento que ocorreu no auditório do Anexo da secretaria, reuniu mais de 100 profissionais da educação municipal, entre professores, coordenadores e diretores de unidades escolares para um amplo debate sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento na Infância, objetivando a realização didática, utilizando ferramentas pedagógicas diferenciadas como os brinquedos “PlayMais” educativos e criativos para modelar. “Os brinquedos têm um papel importantíssimo no desenvolvimento infantil. A atividade lúdica dos passatempos educativos ajuda a aprimorar as habilidades motoras e intelectuais das crianças. Além disso, estimulam a criatividade, concentração e raciocínio. Por isso, é fundamental que esses jogos sejam usados tanto em casa como na escola,” disse a pedagoga Marta Chaves.

Durante o encontro, os profissionais conheceram e receberam orientações das múltiplas utilizações do material, produzido a base de sêmola de milho orgânico e 100% biodegradável. “O biogranulado como é chamado antes de se transformar em peçinhas coloridas é totalmente atóxico, que se encaixa facilmente, formando figuras de acordo com a imaginação da criança, contribuindo na formação e no desenvolvimento didático do aluno”, explicou Marta.

Para a palestrante a oportunidade do encontro com os profissionais da educação de Várzea Grande foi importante para o processo permanente de capacitação que a Secretaria vem implementando nesta gestão. “Mais do que um direito, brincar é uma necessidade fundamental da criança e o material pode contribuir em todas as atividades lúdicas realizadas na escola”, pontuou.

O secretário Silvio Fidelis, agradeceu a professora Marta Chaves, que estava em Mato Grosso cumprindo uma extensa agenda de compromissos e atendeu ao convite da Prefeitura Municipal para a realização de palestra e capacitação. “Quando temos a oportunidade de contar com a presença de uma profissional tão gabaritada como é o caso da professora, que possui larga experiência em formação de professores, educação infantil, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas, procuramos de todas as formas promover esse encontro que certamente irá contribuir para o conhecimento e experiências de nossos profissionais”, destacou o secretário.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL