População de Chapada se reúne com o secretário de Segurança Pública, para entregar reivindicações
O grupo “Amigos por uma Cidade Melhor” de Chapada dos Guimarães, criado para cobrar e entender a onda de violência que assola há meses o município se reúne nesta sexta-feira (26), às 14h, no auditório do Ministério Público de Chapada com o secretário de Segurança Pública de Mato grosso Gustavo Garcia e o diretor Geral da Polícia Civil de Mato Grosso Fernando Vasco Spinelli Pigozzi.
Depois de reuniões com o delegado, com o comandante da Polícia Militar e um dos juízes de Chapada, o grupo se encontra agora com o secretário para entregar uma lista de reivindicações, principalmente da Polícia Civil e da comunidade, uma vez que a Polícia Militar conta com contingente razoável no município. O problema levantado pelo grupo é à expedição de alvarás de soltura de bandidos reincidentes e contumazes, mediante audiência de custódia, concedidos pelos juízes da cidade, uma vez que Chapada conta com dois juízes.
Mais de100 casos acontecidos de novembro de 2017 para cá, com bandidos reincidentes e moradores de Chapada.
Segundo o delegado Sued Dias, no mês de setembro de 2017, mês que ele assumiu a delegacia na cidade, 75% dos indiciados foram soltos mediante audiência de custódia. Os meses seguintes não foram diferentes, todos soltos, mediante audiência de custódia.
Um dos exemplos, o indivíduo de nome Joel, velho conhecido já foi preso seis vezes e estava nas ruas de Chapada com tornozeleira e mesmo assim continuava furtando, tanto que foi preso no último dia 17, pela Polícia Militar em flagrante delito.
Praticamente todos os indiciados, com exceção de dois que permanecem presos, o restante está solto mediante alvará de soltura, por meio das audiências de custódia. E de alguns meses para cá a violência aumentou. Em apenas 7 dias, foram registrados 15 casos de furtos mediante arrombamentos, principalmente no Bairro Bom Clima, onde está a maioria das casas de veraneio.
Esta semana, furto no ponto turístico Mirante e assalto em uma das cachoeiras do município. Furto e roubo de carro no Rio Paciência. Agora estão fazendo arrastões nas cachoeiras. Para surpresa os delitos passaram de furtos a assaltos a mão armada em plena luz do dia.