SRTE MT abre nesta segunda (29) a Semana Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE) realiza nesta segunda-feira (29), às 8h30, na sede da entidade, no Porto, em Cuiabá, a solenidade de abertura da Semana Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, que prossegue no estado até o dia 2 de fevereiro. Várias ações serão desenvolvidas durante a semana para lembrar que Mato Grosso é destaque nacional quando o assunto é trabalho degradante.

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado no dia 28 de janeiro, data criada em 2009 em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira. Eles foram assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante vistoria a fazendas na zona rural de Unaí (MG).

Na abertura, o superintendente Amarildo Borges de Oliveira apresentará estatísticas sobre operações fiscais, número de resgates, municípios, atividade econômica que utiliza mão de obra de trabalhadores encontrados em situação análoga à de escravo, as dificuldades para a realização da fiscalização e fará um panorama da situação no estado.

O objetivo é sensibilizar a população acerca do tema, incentivando denúncias junto às autoridades para a erradicação do trabalho escravo. As atividades programadas incluem a distribuição de material sobre o tema e participação em várias ações, painéis e manifestações nas redes sociais.

A SRTE está localizada na Rua São Joaquim, 345. O telefone da instituição é o 3616 4800. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS