WTJ realiza curso de Cuidadores de Idosos
O Brasil fechou o ano de 2017 com 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, e esse número não para de crescer. Diante dos números, pois em menos de uma década o país aumentou em 8,5 milhões a população chamada de “melhor idade”, a empresa WTJ - Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento, que tem como filosofia a “excelência no que faz” criou o curso de 200 horas, “Aprenda a ajudar quem tem muito a ensinar”, voltado a formação de cuidadores de idosos. O curso terá início em Cuiabá, no dia 18 de fevereiro, no Hotel Mato Grosso Palace.
Para se ter uma ideia do grande nicho de mercado para os profissionais que lidam com idosos, vale destacar que no Brasil, em 2007 eram computados 17 milhões de pessoas acima de 60 anos e a projeção, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de que no ano de 2027 essa parcela da população mais que dobrará, chegando a aproximadamente 38 milhões. É a chamada era da revolução prateada.
A diretora da WTJ, Telma Pinheiro Torres diz que o envelhecimento populacional é um desafio não só para os governantes, que devem ter cada vez mais políticas voltadas ao segmento, mas também para os familiares que devem encontrar caminhos para a melhor qualidade de vida deste público. “Os esforços devem ser concentrados para que os idosos tenham oportunidades de viver melhor e até mesmo de forma mais produtiva. Ocorre, entretanto, que nem todos tem a longevidade com independência e olhando por este prisma, os profissionais cuidadores de idosos são de extrema importância junto aos familiares, pois atendem diversas necessidades, a exemplo da atenção aos horários de medicamentos, higiene e alimentação”, destacou Telma.
Assim como cresce o número de idosos, o nicho de mercado profissional também se expande aos cuidadores, pois no cotidiano familiar nem sempre há tempo para dispensar aos que já começam a ter certa dependência. Se você não tem uma profissão, ou deseja mudar de área, o curso oferecido pela WTJ- Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento pode ser uma oportunidade para seu ingresso no referido mercado. Por outro lado, Telma Torres diz que é preciso que “goste de idosos, tenha paciência e habilidades para cuidados especiais”.
O curso de Cuidador de Idosos “Aprenda a ajudar quem tem muito a ensinar” tem valor agregado, pois além da apostila e do Curso de Primeiros Socorros, que estão inclusos na inscrição. A empresa WTJ faz o encaminhamento ao mercado de trabalho e oferece estágio supervisionado. O curso é certificado de acordo com a Lei 9394/96, que disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
A diretora Telma Pinheiro Torres é pós-graduada em Saúde Pública Coletiva e, formação em Psicoterapia Prânica, pelo Institute For Inner Studies INC – Manila/Philippines. Na sua equipe como docentes estão: Ana Maria Fernandes da Cruz, enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, que é pós-graduada em Saúde Pública pela UNAEPE e tem vários cursos, dentre eles de Saúde de Idosos; Igor Torres de Barros, formado em Odontologia pela Universidade de Cuiabá-UNIC; Vanessa Soares de Lucena, fisiopterapeuta formada pela UNIC e pós graduanda em Fisioterapia Pélvica Uroginecologia Funcional, pela Faculdade Inspirar; Ailce Maria de Oliveira, enfermeira formada pela UNIC, pós-graduanda em Enfermeiro do trabalho, no Educare de Ensino/Cuiabá/MT, tem experiência de trabalho com Qualycare, Home Care e Resgate; e a psicóloga Vera Capilé.
LOCAL PARA A INSCRIÇÃO
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça. Nº1836.
Ed.: Work Center, 5º andar, Sala 502.
Bairro: Bosque da Saúde – Cuiabá/MT
E-mail: wtjctd@gmail.com
Telefones: (65) 9 9308-0400/ 9 9636-2626