Começa neste sábado o XII Curso de Atualização em Medicina do CRM-MT
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) inicia neste final de semana, 10 e 11 de março, o XII Curso de Atualização em Medicina, que integra Programa de Educação Médica Continuada (Pemc).
No sábado (10.03) o evento será realizado das 8h às 18h, e no domingo das 8h às 11h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT).
O Pemc é dirigido a médicos de todas as especialidades e oferece, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos profissionais.
O primeiro módulo vai tratar sobre a geriatria, especialidade médica voltada à saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.
O XII Curso de Atualização em Medicina é composto por oito módulos, são eles: Geriatria, ginecologia e obstetrícia, pneumologia/alergia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia/gastro, reumatologia/ortopedia e infectologia.
O aprimoramento contínuo do profissional em busca de conhecimentos e o uso do progresso científico em benefício do paciente é previsto no artigo 5º do Código de Ética Médica. Nesta edição, cerca de 100 médicos foram inscritos, na sua maioria são médicos que estão no início da carreira, e atuam no interior do estado.
GERIATRIA
O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida.
A população geriátrica é heterogênea, idosos de mesma idade podem ter qualidade de vida completamente diferente. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável quando comparado com outro de mesma idade sem doenças controladas e com incapacidades e sequelas.
Para o geriatra o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.
Pois bem, na velhice, que também é um estágio mais frágil da vida, o acompanhamento médico, periódico oferece melhor qualidade de vida por período mais longo.
SERVIÇO:
Onde: Sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) - Rua E, S/Nº Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Quando: 10 e 11 de março
Horário: 08h as 18h