Prefeitura oferece Curso de Formação Continuada para profissionais da Educação do CMEI Padre Antônio

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou no último dia 24, mais um encontro de Formação Continuada para 25 profissionais da Educação Municipal de Vera entre elas, professoras, monitoras e TDIs (Técnicas em Desenvolvimento Infantil) do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Padre Antônio.

Com o tema: "As fases da Infância e seus estímulos", o objetivo do curso visou trazer mais conhecimento por meio de atividades ministradas pela coordenadora Ana Tolfo, através de vídeos, textos, diálogos e jogos e também pela Coordenadora Pedagógica, Alessandra Paruci.

De acordo com a Diretora do CMEI Padre Antônio, Jussana Braganholo, as atividades aplicadas às profissionais da Educação, foram voltadas para proporcionar mais qualidade no ensino e cuidado oferecido às crianças do Maternal II que do CMEI são encaminhadas para a Escola Silvia Helena. “Parabenizo a Coordenação Pedagógica do município pelo grande conhecimento oferecido às nossas profissionais e futuras profissionais da Educação. Aproveito a oportunidade também para agradecer o excelente trabalho que a Secretária Gabriela tem desempenhado frente à Pasta da Educação no município. A Educação em Vera não deixa a desejar com a secretária Gabriela frente à pasta, sempre preocupada com a qualificação das nossas professoras dos CMEIs e escolas”, destaca Jussana.

A Secretária Municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes, exaltou o trabalho dos profissionais da educação nos Centros Municipais e destacou a proposta pedagógica pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, onde as linguagens em suas diversas formas culminam com a aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.

“A ludicidade é um dos principais recursos pedagógicos presentes no cotidiano dos CMEIs e em conjunto com as demais competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular integram as atividades desenvolvidas com os pequenos”, ressaltou Gabriela.

A gestora da pasta cumprimentou as monitoras pelo trabalho enfatizando a relevância deste profissional como promotor do desenvolvimento infantil e o reconhecimento do trabalho no contexto pedagógico da formação integral humana. Parabenizou a equipe gestora e a Coordenadora Municipal Professora Alessandra por esta formação com uma temática muito bem escolhida: As fases da Infância, indispensável no currículo das servidoras para a realização de um bom trabalho.

A coordenadora Alessandra Paruci explanou sobre a importância da leitura de livros e contação de história para os pequenos; pois, acredita que para alguém se interessar por livros na vida adulta é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.

A Professora de Educação Física, Suellen Karina de Lima Vicente, desenvolveu dinâmicas com as monitoras para serem realizadas junto com as crianças. Enfatizou que a criança se desenvolve na interação com o meio e o movimento é uma das formas que temos para interagir com esse meio. “Pela exploração, a criança vai construindo conhecimento sobre as propriedades físicas dos objetos e inicia a compreensão de quais relações pode estabelecer com eles”, pontuou Suellen.

Deliane Pereira, 30 anos, é monitora do CMEI Padre Antônio disse que o Curso de Formação Continuada é uma oportunidade que enquanto profissional da Educação não pode deixar passar, que vem para agregar conhecimento e qualidade. “Quero sempre aprender mais e parabenizo o curso disponibilizado pela Prefeitura. A gestão do prefeito Moacir e a equipe da Educação estão de parabéns pelo trabalho desempenhado no município”, avaliou.

As participantes sugeriram temas para a próxima formação indicando: "Contação de Histórias" e "Inclusão”; assim sendo a SMECD está planejando outros encontros tão necessários como este.

O CMEI Padre Antônio conta com Berçário I, II, Maternal I e II e atende 150 crianças, com idade entre quatro meses a quatro anos em período integral, das 6h às 18h. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS