Conselho Municipal de Turismo é reestruturado e realiza primeira reunião
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde liderou a primeira reunião de 2018 do Conselho Municipal de Turismo, nesta quarta-feira (20). Criado em 2005, o conselho foi reestruturado neste ano, conforme a Lei nº 2.739/2018.
De acordo com o secretário Fábio Raabe, o objetivo de reorganizar o Comtur é fortalecer a política municipal de turismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social do município, bem como ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil. “Queremos promover uma agenda positiva para o turismo, agregar todos os setores da sociedade, planejar e auxiliar em ações com o fomento do comércio local, rede hoteleira, entre outros. Vamos criar um calendário de eventos, que seja casado ao desenvolvimento econômico da cidade e também inserir o turismo de Lucas do Rio Verde nos calendários do estado e do país”, explicou Raabe.
Além das ações, o secretário destacou que “com o Conselho Municipal de Turismo reestruturado é possível, por meio do Fundo Municipal de Turismo, pleitear recursos e cadastrar propostas em programas das esferas estadual e federal”.
O Comtur é composto por 28 membros, representantes de instituições governamentais e não-governamentais, como secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Esporte e Lazer, de Agricultura e Meio Ambiente, de Cultura, de Saúde e de Planejamento e Cidade, Câmara de Vereadores, representantes do Ensino Superior, de agências de turismo, de associações de bairros, de estabelecimentos de hospedagem, da Acilve, da CDL e da OAB.
O conselho se reunirá a cada 90 dias e o próximo encontro será para debater e votar o regimento interno do Comtur.
Lei nº 2.739/2018: http://leismunicipa.is/uvcig
Decreto nº 3.918/2018: http://leismunicipa.is/jkdiw