Senado aprova pagamento do FEX em 2019
A novela do pagamento do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) aos estados está garantido em 2019. O Congresso Nacional aprovou na última quarta-feira( 11), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 que segue para sanção presidencial.
Na LDO o FEX é contemplado com 2 emendas do senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador, e a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Fagundes lembra que Mato Grosso é o estado que mais exporta produtos primários e semielaborados e que precisa dessa compensação. “E como todos sabem, o FEX vem assegurando importantes benefícios para o Estado, como o pagamento de servidores públicos, e auxílio aos municípios. Quanto à UFR, é uma das maiores conquistas para Mato Grosso” – disse o senador.
Agora o FEX está dotado no Projeto de Lei Orçamentária para 2019, relativa à categoria de programação, estabeleça que a prestação do auxílio financeiro para fomento das exportações será “em montante no mínimo igual ao aprovado na Lei Orçamentária de 2018”.