Sesc Pantanal prepara segunda edição do evento esportivo Paracopa em Poconé

O Sesc Pantanal realizará nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2018, a segunda edição da Paracopa, projeto que visa integrar, sociabilizar e incluir as pessoas com deficiência utilizando o esporte. O evento contará com atividades distintas nos três dias, sendo palestras sobre comunicação básica em libras no primeiro, festival de atividades recreativas adaptadas no segundo e festival de atividades paraolímpicas no terceiro, entre elas: gol ball, vôlei sentado, futsal adaptado e basquete em cadeira de rodas.

 

Segundo a chefe do Núcleo de Programas Sociais do Sesc Pantanal, Carolina Barros, um levantamento feito pela prefeitura de Poconé apontou que existem hoje no município, cerca de 220 pessoas com deficiência. "Nós entendemos que esse é um número expressivo e esse público precisa de um espaço de socialização por meio do esporte também. A Paracopa tem uma importância estratégica porque trabalha com a inclusão e a interação entre pessoas com ou sem deficiência, no esporte e no lazer", avalia.

 

Durante o evento, os participantes ainda poderão assistir a uma palestra com representantes da NAFIMES/UFMT (Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso) sobre as modalidades paraolímpicas existentes. "Esse tipo de palestra é muito importante porque nem sempre as atividades esportivas para o público com deficiência são conhecidas. Esse tipo de informação gera o contato com essas modalidades paraolímpicas e além de motivar a pessoa com deficiência a participar de um esporte, garante inclusão e ainda pode descobrir um grande atleta", destaca Roney Assis, analista de Lazer do Sesc Pantanal.

 

Durante as atividades, os participantes serão estimulados a interagir nas mais diversas modalidades paraolímpicas no campo Society, na quadra de areia e no bosque da unidade do Sesc Pantanal, no município de Poconé. Ao final do evento, todos receberão uma medalha simbólica.


"Nos preocupamos também com uma continuidade desse projeto, para que não seja apenas um evento isolado. Para isso, durante a programação, haverá uma palestra voltada aos profissionais da educação de todo o município com o tema \'Estratégias de Inclusão por meio de Atividades Lúdicas e Esportivas\', que será ministrada por uma especialista no assunto que vem de São Paulo especialmente para participar da Paracopa", destaca Carolina Barros.

 

O Sesc Poconé - É uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro do município. O trabalho do Sesc Poconé alcança também as populações da cidade vizinha, Barão de Melgaço, atuando tanto na sede do município quanto nos vilarejos dispersos pelo Pantanal com a realização de projetos de ação comunitária nos campos da educação, lazer, cultura, organização social e desenvolvimento sustentável.


Programação da Paracopa Sesc Pantanal

Dia 7,8 e 9/11 - 14h às 18h

Mini curso de comunicação básica em libras

Luara Conrado

 

Dia 8/11 - 8h às 11h

8h - Abertura com palestra e apresentação de dança com representantes da Cenper.

8:30 Inicio do Festival recreativo.

Campo Society: Pega pega corrente, pega pega vendado, hóquei e boliche.

Quadra de Areia: Circuito de atividades, bocha, futebol de 4 lençol, basquete adaptado, chute ao gol e arremesso de bolinha adaptado.

Quadra Coberta: Cabo de guerra, circuito com cones e bambolês.

 


Dia 9/11 – 8h às 11h

8h - Abertura com palestra e apresentação esportiva com representantes da Nafimes/UFMT.

8:30 Inicio do Festival esportivo.

Campo Society: Corridas de 50 metros e arremesso de peso.

Quadra de Areia: Salto em distância.

Quadra Coberta: Gol ball, vôlei sentado, futsal adaptado, Basquete em cadeira de rodas.

Bosque: Corrida com guia.

Piscina: Natação.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS