Em sessão tumultuada, duas mensagens do governo são aprovadas em1ª votação
Na sessão vespertina de ontem(17) em meio aos protestos dos servidores públicos de várias categorias, os deputados estaduais aprovaram em primeira votação, duas mensagens governo, uma que trata da reformulação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e a outra que trata da regulamentação do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos.
As duas mensagens são impopulares, a do Fethab não tem apoio do setor do Agronegócio e a da RGA também não tem o apoio dos servidores.
Votaram contra o projeto referente ao RGA, os deputado Valdir Barrando (PT), Allan Kardec (PDT), Janaína Riva (MDB), Wilson Santos (PSDB), Max Russi (PSB) e Wancley Carvalho (PSC).
Barranco e Janaína inclusive pediram vistas do projeto, mas foi negado pelo presidente Eduardo Botelho que alegou que não cabe vistas em projetos de leis ordinárias que tramitam em regime de urgência.
Janaína até defendeu que o projeto deveria ser discutido mais tempo. “Os servidores do Executivo estão sendo maltratados em relação aos demais servidores públicos do Estado”, acrescentou.
As matérias seguem agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e devem retornar ao plenário para a segunda votação já na próxima semana.