Advogado registra candidatura ao Senado sem partido no TRE
Nesta sexta-feira (13.03) o pré-candidato ao senado, Euclides Ribeiro (sem partido) vai protocolar no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o pedido de candidatura avulsa para a eleição suplementar que ocorrerá em 26 de abril. No documento, a chapa fica composta por Márcia Vandoni, ex-presidente da AGER e médico Marcelo Bumlai, como 1ª e 2º suplente respectivamente. Consta ainda no pedido o número de urna 380.
No requerimento, o candidato se baseia ao parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), que ao apreciar a ADI 5.081, asseverou que a fidelidade partidária é instituto próprio do sistema proporcional, não sendo o caso do Senado Federal que é regido pelo sistema majoritário simples.
Nesse julgamento, prevaleceu o entendimento de que, nas eleições para o Senado, os eleitores votam nos candidatos e não nos partidos.
Euclides Ribeiro da Silva Júnior, 45 anos, é advogado, especialista em recuperação Judicial do país. Desde 2005, participou direta ou indiretamente de mais de 2 mil recuperações judiciais no Brasil.
Márcia Vandoni, 60 anos, engenheira sanitarista foi secretária estadual de cidades em 2014 e presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Mato Grosso (AGER) entre 2008 e 2012.
Marcelo Bumlai, 49 anos, é médico oncologista e diretor técnico da Oncomed.