Prefeitura consegue na Justiça que comércio continue fechado em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá conseguiu na Justiça que o comércio contine fechado em Cuiabá. A decisão saiu neste domingo(29) e é do desembargador Orlando de Almeida Perri  do Tribuna de Justiça de Mato Grosso.

Dessa forma permaneceu o Decreto Municipal 7.849 de 20 de março de 2020. Contrariando o  Decreto Estadual 425/2020, publicado pelo Governo do Estado de Mato Grosso no dia 26 de março que autorizava a volta do funcionamento do comércio em Cuiabá.

Emanuel Pinheiro disse que a decisão foca na saúde e segurança da nossa gente cuiabana. 

No texto, o desembargador Perri argumenta sua decisão favorável à Prefeitura de Cuiabá com base na Lei nº 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas que devem ser tomadas frente a realidade da pandemia de Coronavírus. Dentre elas, ele menciona que as autoridades, no âmbito de suas competências, podem adotar quarentena, ou seja, como a própria lei explica, restrição de atividades para evitar a contaminação e propagação do vírus.

Perri decidiu por suspender o Decreto Estadual apenas em Cuiabá, sob alegação de que a decisão deve ser tomada no que tange ao impetrante.

Por fim, fica então estabelecido como medida a ser seguida no Município de Cuiabá, as determinações do Decreto Municipal nº 7.849 de 20 de março de 2020. 

 

Transporte Público

O transporte Público em Cuiabá funciona com circulação de 1/3 da frota desde última decisão judicial expedida na data de 22 de março de 2020. A Prefeitura de Cuiabá recorreu pedindo a total interrupção do serviço e aguarda julgamento do pedido.

Neste período, o Município faz um apelo à consciência de cada cidadão para que respeitem as medidas preventivas a proliferação do novo Coronavírus e que cada um faça a sua parte. 

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS