Prefeito diz que comércio fica fechado até 21 de abril, mas dia 13 vai nova avaliação
Em live o prefeito Emnauel anunciou que fez um novo decreto já que os que estão me vigor vencem segunda-feira, dia 5.
O Decreto nº 7868 será publicado segunda e podem ser reavaliado a qualquer momento. A principal decisão é que as aulas ficam suspensas até dia 10 de maio e o comércio até dia 21 de abril, mas a partir do dia 13 de abril começa um planejamento estratégico para começar a abertura de forma gradual. Veja os principais pontos:
EDUCAÇÃO - aulas e creches continuam suspensas de 6 de abril até 10 de maio e recomendam que a rede privada obedeçam
ASSISTENCIA SOCIAL – Creas, CRas, abrigos, albergues e restaurante popular os atendimentos serão de força individualizada. Atividades em grupo de Siminina, Bom de Bola e centro de idosos estão suspensas até 10 de maio.
MOBILIDADE- tarifa social, cartões melhor idade e passe estudantil suspenso até dia 10 de mail. 30% da frota dos ônibus sendo 10% para uso dos profissionais de saúde e higienização dos ônibus pela MTU.
FISCALIZAÇÃO – Terão grupo de trabalho permanente para ver se será necessário rodízio de veículos e toque de recolher. Houve um relaxamento com muitos veículos circulando e muitas atividades em bairros promovendo aglomerações.
SAÚDE - Antigo PS fica centro de referencia e a UPA Verdão como apoio de leitos. Atendimentos ambulatoriais e procedimentos eletivos suspensos até 10 de maio.
COMUNICAÇÃO- Todas as campanhas publicitárias sejam a propagação do novo coronavírus.
EXPEDIENTE – Até 10 de maio os servidores estão em home office e estarão de sobreaviso. Só os da área de fiscalização, de saúde, atividades fins e vigilantes. Suspensas férias e licenças e viagens oficiais.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS – Todos os processos ficam suspensos até dia 10 de maio.
ATIVIDADE ECONÔMICA - Fica determinado até 10 de maio o fechamento de qualquer estabelecimento, como shoppings, comércio, feiras livres, restaurantes. Também se aplica a todos os ambulantes também. Liberado auto-peças, borracharias, pet shops de banho e tosa por delivery, lavas jatos para entrega de veículos, controle de pragas urbanas, supermercados estava havendo tumulto e serão fiscalizados, estão liberados também nos feriados de 08h até 19h. Só as padarias podem abrir às 6h às 19h. Conveniências funcionem com horário reduzido até as 19h. Nos sábados, domingos e feriados até as 13h. A partir de 13 de abril determinará plano estratégico de retomada do comercio em Cuiabá.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS – Entrada de um cliente a cada 10 metros, filas com distância de até2 metros entre os clientes. Uso de máscaras para quem atende o público.