Secretário diz que o retorno do comércio é necessário, mas com restrições
Em live na manhã desta segunda-feira (20), o secretário do estado de Saúde Gilberto Figueiredo disse que na quinta-feira (23) será anunciado o plano de combate à doença elaborado pelo Estado dando uam geral de como o governo está se preparando com número de leitos disponíveis, equipamento de proteção individual, testes e demais medidas para barrar a aumento da pandemia.
Referente a abertura do comércio ele disse que é necessário para se evitar um mal maior que é a crise econômica, mas os cuidados devem continuar rigorosos e é cpntra flexibilizar medidas de isolamento social “Eu faço critica aos municípios que estão flexibilizando as medidas e paralisando o isolamento social e que não estão adotando as medidas farmacológicas preconizadas. A flexibilização não necessita que as pessoas deixem de usar a máscara, deixe de evitar aglomerações e o fluxo de pessoas deixe de ser monitorado”, pontua o secretário.
Cuiabá teve uma morte por coronavírus, mas é a cidade que mais tem contaminados, 92 casos.
Hoje a tarde o prefeito Emanuel Pinheiro(MDB) vai falar sobre o novo decreto que deve permitir a abertura gradual do comércio em Cuiabá. O decreto que mantinha o comércio fechado com algumas exceções termina amanhã, dai 21.