Tentativas de fraudes aumentam 170% na internet durante a pandemia
Com a crise demandada pela pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que se adaptar ao novo cenário proporcionado pelo ambiente virtual. E, neste meio, as possibilidades de fraudes na internet aumentaram em 170% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento de uma empresa especializada no ramo de tecnologia. Os dados revelam que o usuário da rede é vítima de fraude a cada minuto, apenas com o uso do CPF por terceiros, tendo o fraudador a possibilidade de fazer ataques simultâneos.
A especialista em direito do consumidor, Cláudia Vita, ressalta os cuidados com este tipo de golpe neste cenário de pandemia, e alerta para outras fraudes que podem acontecer. “Quando estamos em um ambiente de internet, não sabemos quem está do outro lado, o tipo de comportamento delas. Sendo assim, os usuários estão mais vulneráveis a fraudes, já que oferecem os dados do cartão de crédito, e o seu CPF, geralmente iludidas com ofertas especiais e mega descontos” ressalta a especialista.
Como se proteger das fraudes nas redes sociais e no acesso a rede? Estamos a disposição com um especialista que pode explicar mais sobre o assunto e dar dicas de segurança de informação.