PF cumpre mandados em Operação Amicus Regem
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira(23) que a Polícia Federal deflagrou a Operação Amicus Regem, cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Porto Velho (RO), Brasília, Itaituba (PA) e São Paulo (SP).
A investigação começou em 2016 para desarticular organização criminosa que tinha servidores públicos e particulares envolvidos em fraudes de processos judiciais de desapropriação de terras, causando prejuízo aos cofres do Incra, em razão do pagamento de indenizações da reforma agrária. O valor fraudado chega a R$ 330 milhões de prejuízos para o INCRA.
No esquema há grupo de empresários e advogados, que atuavam por meio de empresas e o pagamento de vantagens indevidas à servidores públicos do Judiciário, fraudavam diversos processos judiciais relativos às desapropriações de imóveis rurais no estado.
Amicus Regem, significa “rei amigo” em latim, refere-se ao envolvimento de magistrado no esquema de corrupção e desvio de recursos públicos de indenizações da reforma agrária.