Prefeitura começa hoje Operação para retirar ambulantes do Centro
Começa hoje, a operação de desobstrução de passeio público de Cuiabá promovido pela Secretaria de Ordem Pública. A ideia é retirar vendedores ambulantes das calçadas do Centro de Cuiabá. A ação vai durar até o dia 31 de dezembro.
Participam da operação a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Polícia Militar.“A operação terá caráter estritamente preventivo, mas havendo a necessidade de algum tipo de apreensão, essas mercadorias serão conduzidas imediatamente a Delegacia”, explica secretário de Ordem Pública.
Nesse período de festividades, entre o Natal e Ano Novo, há um crescimento expressivo no número de pessoas no centro comercial. Diante desse cenário, a operação cumpre com as determinações da Lei Complementar Municipal nº 004/1992, que proíbe a exposição de mercadorias, mostruários e cartazes nas calçadas, sob pena de apreensão dos bens e pagamento dos custos de remoção.
O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, reforça que a intenção da Prefeitura não é prejudicar o trabalho ou causar prejuízos aos comerciantes, principalmente em um ano em que o setor foi extremamente penalizado pela pandemia da Covid-19.
“A operação terá caráter estritamente preventivo, mas havendo a necessidade de algum tipo de apreensão, essas mercadorias serão conduzidas imediatamente a Delegacia do Meio Ambiente”, explica Sales.
“A retirada de materiais e mercadorias sobre o passeio público e o combate à poluição sonora, é uma necessidade inadiável, uma vez que tal situação prejudica a circulação de pedestres que precisam dividir os espaços públicos com os veículos, o que gera total insegurança para as pessoas. Por isso, a Secretaria, em conjunto com os parceiros, realiza essa operação todos os anos, com a presença maciça dos fiscais e policiais militares, de forma a evitar esses transtornos”, concluiu.