Vereadora denuncia médicos fantasmas
Vereadora Michelly denuncia médicos fantasmas na Prefeitura de Cuiabá
A vereadora Michelly Alencar (DEM) denunciou a existência de funcionários fantasmas na Unidade de Saúde da Família do Novo Colorado. Em visita realizada à unidade nesta quarta-feira (12.05), a vereadora confirmou que um médico e uma enfermeira que estão lotados na UFS nunca foram vistos no local.
Depois de receber uma denúncia sobre servidores que estão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e não aparecem para trabalhar, a vereadora acionou o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) para acompanhar a fiscalização in loco.
A parlamentar suspeita de um esquema semelhante ao detectado na Operação Autofagia da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que investiga um esquema em que servidores da saúde de Cuiabá são lotados unidades onde recebem remuneração maior, mas não prestam serviço no local ou precisam devolver parte do salário.
“A situação é grave. O município de Cuiabá recebe do Ministério Saúde recursos por esses servidores. Pelo sistema, é como se eles estivessem atendendo a população, como se essa vaga de médico estivesse ocupada. Mais uma vez quem sofre é a população”, disse a vereadora.
Durante a fiscalização, a parlamentar não teve acesso a folha de ponto dos servidores, mas foi confirmado que o médico e a enfermeira em questão não prestam serviço no local.
A parlamentar encaminhou requerimento para a Secretaria de Saúde solicitando informações sobre esses servidores e também irá encaminhar os documentos para os órgãos competentes.
“Eu quero deixar claro que nosso trabalho é a favor do cidadão e dos servidores que trabalham corretamente, que estão aqui atendendo a população”, finalizou a vereadora.







