Polícia investiga doses desaparecidas de vacina contra a covid de posto em Lucas do Rio Verde

A prefeitura de Lucas do Rio Verde registrou de Boletim de Ocorrência do sumiço de cerca de 85 doses de vacinas da Astrazeneca do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Rio Verde, em Lucas, no início da noite de ontem.

A falta foi dada pela secretária de Saúde, Fernanda Ventura que explicou a polícia que as doses estavam na sala de vacinação, que ficou fechada.

De acordo com a secretária, a imunização começou na manhã de ontem, conforme estava programado, e, somente no final da tarde de ontem, a aplicadora percebeu que 17 frascos estavam abertos e as doses haviam sumido. Cada ampola da marca Astrazeneca contém cinco doses. Depois da retirada dos frascos de armazenamento, a vacina só dura por um período de seis horas.

O PSF do Rio Verde não tem sistema de videomonitoramento, mas conta com serviços de vigilância. A sala de vacinação foi isolada e, além da Polícia Civil, o caso também deve ser investigado por um procedimento interno na prefeitura.

Em nota, a prefeitura disse “que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados. A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feiras. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso”.

A procuradoria municipal vai instaurar sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado e o município segue acompanhando a investigação da polícia para prestar esclarecimentos à população.

A secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.

foto reprodução  



INFORMES PUBLICITÁRIOS