Prefeitura aguarda detalhes da Operação Colusão para prestar esclarecimentos


Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira(30) que a Polícia Federal está nas ruas cumprindo mandados da Operação Colusão, contra supostas fraudes em processos licitatórios da Secretaria de Saúde de Cuiabá. O valor total dos contratos investigados chega a R$ 1.998.983,37.

Os processos investigados são da compra de materiais de consumo hospitalar e equipamentos de proteção individual (EPIs) na pandemia da Covid-19.

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo que as sedes da Pasta e da empresa MT Pharmacy e o ex-secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho são alvos.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso e são cumpridos por 50 agentes da PF e quatro auditores da CGU em Cuiabá e Nova Canaã do Norte.

A Justiça também determinou o bloqueio de valores nas contas dos investigados, sequestro de bens, além da proibição de que pessoas e empresas participem de licitações e contratem com o Poder Público.

A INVESTIGAÇÃO EM SI

Conforme a PF, a investigação possui como objeto seis processos de compra, todos adjudicados à mesma empresa, os quais foram analisados pelos órgãos de controle – CGU e DENASUS –, além da apreciação realizada pela equipe policial.

As auditorias constataram diversas irregularidades, como inobservância das formalidades pertinentes à dispensa de licitação, direcionamento do procedimento à contratação de empresa específica, elevação arbitrária de preços.


A PREFEITURA

 

- Ainda aguarda detalhes sobre a apuração, mas
está à disposição para prestar auxílio e esclarecimentos;

- Assevera que é a maior interessada no desenrolar da apuração;

-Reafirma o compromisso de probidade e lisura na administração de recursos públicos.

 

NOTA À IMPRENSA DO EX-SECRETÁRIO 

Sobre a ‘Operação Colusão’ deflagrada na manhã dessa quinta-feira (30), o jurista e ex-secretário, Luiz Antônio Possas de Carvalho esclarece que;

1- Embora ainda não tenha tido acesso aos documentos oficiais da referida operação, jamais cometeu qualquer crime, tampouco ao longo de seus mais de 42 anos de conduta jurista e/ou gestor público.

2-Dessa forma, está mais uma vez à disposição das autoridades competentes, da imprensa e da população para sanar quaisquer dúvidas que por ventura vierem.

3- Vale enfatizar que, a busca e apreensão desta manhã, foi conduzida de forma respeitosa e exemplar pelos entes da Polícia Federal e nada foi encontrado e ou levado de sua residência.
E ainda que, em todas as acusações imputadas em Operações anteriores, foi declarado inocente.

 

foto reprodução reprodução
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS