Ságuas é acusado de fazer campanha alugando avião com verba indenizatória
Conforme reportagem feita pela rede Globo exibida no Bom dia Brasil desta segunda-feira(19) o deputado Ságuas Moraes do PT usou cerca de R$ 35 mil em aluguel de avião durante o período eleitoral para ajudar candidatos do partido no interior do Mato Grosso. Ságuas negou que tenha ido nas cidades para dar apoio aos candidatos, mas que foi em eventos parlamentares.
Segundo a Câmara Federal é proibido que a verba indenizatória seja usada com fins eleitoreiros. A verba indenizatória é para uso parlamentar.
As denuncias chegam ao Ministério Publico Federal foram feitos por um grupo de cidadãos que fiscalizam os gastos dos parlamentares e garantem que os recursos voltem para os cofres públicos. No final do ano passado, oito deputados devolveram dinheiro que havia sido indenizado pela Câmara. Ao todo, os oito parlamentares devolveram aos cofres da Câmara R$ 1.684,43, volume de recursos irrisório em comparação com o orçamento bilionário da Câmara, mas um indicativo de como cidadãos podem fiscalizar a aplicação do dinheiro público.
Além de Ságuas outros parlamentares de outros estados também tiveram essa “coincidência” de estarem nas cidades durante período eleitoral e participado de reuniões políticas com candidatos as prefeituras e câmaras municipais.