130 produtores rurais são alvos de ação por sonegação de R$ 110 milhões

Desde cedo que a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz) em conjunto com com a 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá, o Comitê Interestadual de Recuperação de Ativos e Secretaria de Estado de Fazenda.está cumprindo mandados na Operação Ultimatum, para intimar e notificar 130 produtores rurais envolvidos em esquema de sonegação fiscal em Mato Grosso.

 

Os alvos estão nas cidades de Cuiabá, Sorriso, Sinop, Vera, Feliz Natal, Nova Mutum.

 

A ação desencadeada pelos órgãos é um desdobramento da operação Fake Paper, realizada em 2019, e investiga a possível utilização por parte dos produtores de um esquema criminoso arquitetado para falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e emissão de notas fiscais frias.

 

O esquema seria utilizado pelos beneficiários e empresas investigadas para a prática de crimes de sonegação fiscal, bem como promover a recuperação dos ativos devidos ao Estado de Mato Grosso.

 

Na investigação foram detectadas operações irregulares que chegam ao montante aproximado de R$ 110 milhões envolvendo a comercialização de grãos.

 

Os valores relativos aos impostos devidos em cada operação estão sendo mensurados e lançados pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) nos procedimentos administrativos fiscais para a cobrança dos tributos sonegados.

 

A Sefaz também fará as comunicações aos contribuintes que estiverem com débitos.

 

A Delegacia Fazendária convocará os produtores para prestarem esclarecimentos no inquérito policial que investiga a organização criminosa.

 

Já as notificações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) tem o objetivo de possibilitar ao produtor/contribuinte a regularização de seus débitos com o Estado.

 

foto reprodução



INFORMES PUBLICITÁRIOS