Emenda de Russi garante implantação pela SESP de sistema de videomonitoramento em Jaciara

Já com o foco na segurança, o presidente da AL deputado Max Russi(PSB)  destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,6 milhão que vai garantir a implantação do Sistema de Videomonitoramento de parte da BR-364 e também de pontos estratégicos da cidade. 

“Para nós, um momento importante. Essa medida faz parte do nosso plano de governo e, já começamos a ver este projeto sair do papel. Uma vitória para segurança de Jaciara. Nosso muito obrigado ao deputado Max, governador Mauro Mendes e secretário de Segurança, Alexandre Bustamante que não mediram esforços para ajudar nossa cidade. Ação importante que irá reduzir e coibir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança de Jaciara”, pontuou a prefeita Andreia Wagner (PSB),

O próximo passo é o processo licitatório que será acompanhado pelo comandante da 7ª Cia Independente de Polícia Militar de Jaciara, tenente-coronel Handson Freitas. O sistema conta com cinco pontos de câmera Speed Dome; dez pontos de câmera OCR, videwall, computadores, além de manutenção por 24 meses, mais Link internet.

“A Segurança Pública do seculo XXI está utilizando as ferramentas tecnológicas para auxiliar o serviço do policiamento ostensivo. Com as instalacoes das cameras de OCR's teremos o controle da entrada e saída dos veículos na cidade. Essa mesma tecnologia nos permite fazer uma checagem fracionada o que significa otimismo do trabalho policial. Com esta implantação, esperamos reduzir drasticamente os índices criminais, principalmente o roubo de carga que ocorre muito na BR-364, além de delitos cometidos em área urbana. Outras cidades em Mato Grosso que instalaram as câmeras já tiveram redução dos crimes e assim esperamos também”, ressaltou o comandante.

“São câmeras que darão uma resposta muito positiva, usadas nos melhores centros do mundo e, Jaciara vai estar à altura de grandes cidades do mundo, aonde a gente consegue fazer a segurança através do uso da tecnologia e, a Polícia Militar através de todos esses equipamentos irá melhorar o patrulhamento na cidade. É uma parceria Governo e Prefeitura e que resultará ainda, em investimentos de viaturas, equipamentos e armamento que também serão alcançados por Jaciara e finalizar com o concurso público para aumentar o efetivo e garantir mais segurança a todos”, disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

De acordo com o deputado Max, o intuito é monitorar todas as saídas de Jaciara, além de outros pontos críticos. Segundo o parlamentar, o videomonitoramento é importante e, havendo necessidade de ampliar essa fiscalização por meio da tecnologia de ponta, o mesmo fará gestão junto ao Estado para que o trabalho seja ampliado.

“Vai ter um painel de monitoramento na PM de Jaciara e todo o veículo que trafegar pelo perímetro do município onde haja as câmeras, será monitorado, havendo qualquer suspeita. Veículos roubados ou furtados também serão identificados pelo sistema de monitoramento. Emenda muito bem aplicada e que trará resultados significativos à sociedade, além de contribuir com o trabalho da Segurança Pública de Mato Grosso”, avaliou Max Russi.

Participaram também reunião, o presidente da Câmara Municipal, Clóves Pereira e os vereadores Zilmar Barbosa Medeiros, José Luiz Ribeiro Galindo, e Cleiton Godoy.

VIDEOMONITORAMENTO – A câmera OCR é a sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres. O equipamento consegue ler todas as placas de veículos, além de fazer cruzamento de dados automaticamente utilizando rede neural inteligente.

A tecnologia permite ao CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) monitorar em tempo real os veículos que passam pela região, durante as 24 horas do dia. O ponto de monitoramento conta ainda com uma câmera móvel de 360º, instalada a uma altura de seis metros, possibilitando aos operadores terem uma visão em um raio de até 800 metros, inclusive a noite, já que possui mecanismo infravermelho.

Outro item fundamental instalado no ponto de monitoramento, são as baterias alimentadas por painéis solares, sistema que permite autonomia de energia, possibilitando que todos os equipamentos funcionem initerruptamente.

FOTO AL 



INFORMES PUBLICITÁRIOS