Não podemos deixar de atender a população como ela merece, defende Rosana Martinelli

Como forma de garantir o controle social, Sinop recepcionou nessa quarta-feira (21) mais uma edição do programa Consciência Cidadã, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Em seu discurso, a prefeita Rosana Martinelli (PR) defendeu uma maior participação da população na gestão pública e parabenizou a Corte de Contas pela iniciativa.

Este é o segundo ano consecutivo que Sinop recebe o programa do TCE-MT. “Nós procuramos desde o início fazer uma gestão compartilhada com a sociedade e quando temos o Tribunal nos ajudando e orientando, percebemos que estamos no caminho certo. Nesse momento passamos um ano de crise, mas não podemos deixar de atender a população como ela merece. Sinop tem um diferencial, esse povo que trabalha e investe nesse município merece uma administração correta e queremos ajuda da sociedade”, destacou a prefeita.

Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antônio Joaquim, a participação da sociedade é fundamental, pois garante o exercício da cidadania. “Nós consideramos que a solução do país é cidadania, o exercício do controle social. A gente tem dito com clareza que não existem salvadores da pátria. Quem vá solucionar a grave crise que o país vive, somos nós cidadãos e acho que todas as instituições deveriam ter essa preocupação e esse viés de promover eventos para estimular as pessoas a participarem efetivamente da deliberação e escolha das políticas públicas”.

O Consciência Cidadã foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira e contou com a participação de mais de 700 pessoas, entre secretários, prefeitos, vereadores, estudantes, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e entidades da sociedade civil organizada.

O TCE-MT realiza ainda em Sinop outros dois programas: o Democracia Ativa que tem por objetivo capacitar representantes do Poder Legislativo sobre seus direitos e deveres; e o Gestão Eficaz, voltado para a orientação de gestores do Poder Executivo.

Além de Sinop, participam dos programas do TCE-MT prefeitos, vereadores e secretários municipais de Cláudia, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Novo Mundo, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Sorriso, Tabaporã, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.
 



INFORMES PUBLICITÁRIOS