Fazenda de Jayme em Alta Floresta é investigada por fraude no CAR
Está na mira de uma investigação a fazenda em Alta Floresta, do senador Jayme Campos (UNIÃO), por suposta fraude no Cadastro Ambientail Rural (CAR).
O esquema de fraudes na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) teve denúncias oferecidas pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco Ambiental) nas últimas semanas. Em um dos processos, o ex-secretário de Estado de Meio Ambiente André Baby e o ex-superintendente de regularização e monitoramento ambiental João Dias Filho se tornaram réus junto à 7ª Vara Criminal de Cuiabá no final de maio.
Baby teria, enquanto secretário, nomeado João Dias substituindo Laidi Maria na função que coordena o trabalho dos analistas que validam as informações do CAR prestadas por produtores rurais em todo o Estado. A troca teria sido feita para que João Dias controlasse a ordem de prioridades das análises, além de supostamente inserir informações falsas no sistema para esse fim.
A Operação Polygonum teve seis fases entre 2018 e 2019. A Sema assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPE para regularizar as análises do CAR, e os produtores apontados como responsáveis assinaram acordos do mesmo tipo para corrigir eventuais fraudes e danos ambientais cometidos.
OUTRO LADO - A assessoria de imprensa do senador Jayme Campos informou que, por se tratar de assunto pessoal, o senador deveria ser procurado diretamente, mas mencionou que Jayme entrou na Justiça para ter direito à regularização da propriedade. Procurado, o senador Jayme Campos não atendeu às ligações feitas pela reportagem.
foto reprodução