Copa do Mundo e Black Friday aumentam expectativa de vendas no Shopping 3 Américas
As vendas de itens como bandeiras, buzinas, cornetas e outros acessórios com as cores do Brasil já aumentaram em 20% as vendas
Com a proximidade da Copa do Mundo o pensamento logo se volta para o futebol e claro a torcida pelo hexa, mas este é um evento que vai muito além, e impacta também na economia, sendo um momento especial para o varejo. Os efeitos já podem ser sentidos pelos lojistas do Shopping 3 Américas, que começaram a perceber o aquecimento nas vendas de itens esportivos com as cores da seleção e também em eletrodoméstico. Esta é uma época que muitas famílias aproveitam também para trocar as televisões, por exemplo, ou reforçar o sistema de som da casa para reunir a galera nos dias de jogos do Brasil.
A pouco mais de 20 dias para a bola começar a rolar, as buscas por bandeiras, buzinas, cornetas, chaveiros, chapéus, perucas e bonés com as cores do Brasil, cresceu em mais de 20% no Shopping. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), projeta uma expectativa de R$ 1,48 bilhão em vendas relacionadas diretamente ao mundial de 2022, que inicia dia 20 de novembro, no Catar. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bilhão.
Patrick Lima, gerente de marketing do Shopping 3 Américas, destaca o fato de esta ser a primeira vez que a Copa do Mundo ocorre em novembro, já que tradicionalmente, é em julho. E mesmo assim, já vem impactando diferentes setores ao longo do semestre. Entre eles, estão os de eletrônicos, artigos esportivos, moda e alimentos.
Outro ponto frisado por ele é que a Copa do Mundo começa a menos de uma semana da Black Friday, e deverá provocar uma antecipação em ofertas e promoções que seriam oferecidas a esses produtos. “Temos previsão de um semestre aquecido, tanto pelo interesse dos torcedores em levar o clima do mundial para casa, quanto por aqueles que pretendem se render aos almoços comemorativos e happy hours nas empresas. Queremos nos conectar com esses clientes desde já, levando o espírito esportivo para nossas campanhas”, explica.
O gerente destaca que a Beto Sports e Tube Surf, lojas especializadas em artigos esportivos, já apostam que nesta semana, quando ocorre a convocação da seleção, as vendas deverão se intensificar.
Outra aposta está nas vendas de TVs, pois mais de 1/3 do faturamento total previsto para o comércio com a Copa do Mundo deve partir, segundo as estimativas da CNC, das vendas no segmento de móveis e eletrodomésticos, com previsão de R$ 544,5 milhões em vendas. Em seguida vem o segmento de eletroeletrônicos e artigos pessoais, somando R$ 332,6 milhões.
A principal aposta do comércio está na venda de Smart TVs. As importações do aparelho triplicaram em novembro, na comparação com igual período do ano passado. Isso porque, em setembro, foi observado aumento de 6,7% na pesquisa por modelos de televisões em lojas on-line, em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%.
Neste contexto o Shopping preparou uma ação especial para o Black Friday, dias 25, 26 e 27/11, dentro da campanha de Natal Premiado. Quem fizer suas compras neste final de semana terá direito a trocar cupons em dobro, e já concorre na segunda-feira dia 28/11 ao sorteio de 1 (uma) moto Honda BIZ e 2 (duas) camisetas da seleção Brasileira. Na sexta-feira o Shopping estará aberto das 23hs, para atender seus clientes.
FOTO ASSESSORIA