Cenário econômico desfavorável exige das empresas mais atenção às tecnologias
Em se tratando de digitalização de processos, o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade da solução
O Banco Central (BC), em seu último boletim Focus, projetou que para 2023 a alta esperada para o PIB (Produto Interno Bruto) — a soma de todos os bens e serviços produzidos no país — se mantenha no percentual de 0,75%.
Tal desaceleração da economia brasileira, aliás, já começou a dar sinais vermelhos no terceiro trimestre de 2022, quando o PIB cresceu somente 0,4%, depois de 12 meses de altas. Ademais, novo governo, depredações dos Três Poderes em Brasília, guerra entre Rússia e Ucrânia, novas ondas de COVID e crise internacional fazem o cenário ficar ainda mais conturbado. Contudo, mesmo sentindo o impacto desse ambiente desfavorável, muitas startups pretendem driblar o fluxo modificando alguns planos corporativos e se reinventando para atuar em um contexto, digamos, "desafiador". Uma delas é a BR24, que atende a mais de 1.500 clientes em 66 países e é considerada a maior representante da plataforma Bitrix24 do mundo. Para 2023, a expectativa da empresa é faturar R$ 12 milhões, 20% a mais do que no ano passado.
A visão expressiva dá-se porque a empresa vem apostando pesado na ideia de que o uso de softwares convencionais para automatizar os fluxos de trabalho não é suficiente. Conforme explica o CEO da BR24, Filipe Bento, "é preciso posicionar o cliente no centro das atenções de todo o planejamento e da estratégia, certificando, assim, menos chances de erros ou falhas; ações mais assertivas e relacionamento duradouro".
Filipe Bento, CEO da Br24
Desde 2016, a startup vem trabalhando pesado para se consolidar como a autoridade na solução Bitrix24 no Brasil e na América Latina. "Investimos muito na produção de conteúdo especializado e nas estratégias de Inbound Marketing. Hoje, estamos no topo do ranking mundial de parceiros. Essa consolidação foi superimportante, pois permitiu que capturássemos essa onda da transformação digital acelerada pela pandemia da COVID-19 e a popularidade crescente da plataforma no mundo todo", explica Filipe.
Outro fator para a expansão do faturamento da empresa se dá porque o mercado, cada vez mais disruptivo, exige mais velocidade por parte das inovações; e, para estar dentro desse cenário, as empresas estão obrigadas a se conectar e otimizar seus processos de produção, potencializando os fluxos de trabalho, reduzindo os custos operacionais, interligando todos os setores e propiciando a geração de um ambiente competitivo e programado.
Uma pesquisa de “Incentivo à adoção de tecnologias emergentes na América Latina”, feita pela Harvard Business Review Analytic Services e pela NTT DATA, apontou que conceitos como metaverso, NFTs e Web3 já fazem parte da realidade de boa parte dos negócios. "Então, é natural que os investimentos em tecnologia continuem em ritmo acelerado neste ano. O mercado está exigindo isso", enaltece Vitor.
Dor x Remédio
O Bitrix24 nasceu de uma dor comum da maioria das empresas: a de ter que possuir várias soluções para gerir processos de maneira eficiente. A questão não é a tecnologia, mas sim como toda essa conectividade, se não for bem utilizada, pode se tornar um empecilho, construindo muros em vez de pontes na comunicação e interação, ainda que se valendo de múltiplas plataformas e soluções tecnológicas. "Isso se reflete, na maioria das vezes, em falta de rendimento e retrabalho das atividades, falha de comunicação pela falta de integração dos sistemas e alto custo. Entre a empresa e o cliente, existe uma série de informações muitas vezes difusas, redundantes ou supérfluas, o que leva à falta de organização e, por consequência, impacta negativamente o resultado da empresa e o posicionamento da marca”, diz Filipe.
A plataforma Bitrix24 surgiu justamente para resolver essa lacuna, integrando todos os quatro pilares de um negócio: marketing e vendas; gestão de projetos e tarefas; comunicação interna e automação de processos. "Funciona assim: o sistema cria uma área de trabalho virtual para cada departamento, e então tudo pode ser compartilhado, podendo-se escolher com quem essas informações serão divididas", finaliza Bento.
Além das 35 ferramentas ativas, a Bitrix24 tem uma loja de aplicativos para facilitar o processo de integração.
Mais informações: https://br24.io/
FOTO ASSESSOIRA






