Franchising apresenta crescimento maior que 14% em 2022, com destaque para os setores de alimentação e bem-estar
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e alimentação (food-service) apresentaram crescimento de 21,5% cada em relação a 2021
A Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que no quarto semestre de 2022, o segmento se recuperou plenamente do período pandêmico e demonstra crescimento nítido. O faturamento ultrapassou a marca de R$211 bilhões.
De acordo com o professor Mauro Sayar, um dos fatores que auxiliam a ascensão dessa curva é a ideia dos investidores de buscar alternativas em um contexto tão adverso, como foi o caso da pandemia, além de repensar a própria carreira.
Essa concepção ganha força nos setores de saúde, beleza e bem-estar e alimentação, que tiveram as melhores variações de faturamento junto com o segmento de hotelaria e turismo.
Mudanças de hábitos do consumidor, disponibilidade da opção de vendas online e a presença de novos investidores pós-pandemia, são atributos que valorizaram a área de wellness. Marcas como Acuidar, Fast Escova, Alergoshop, Acuidar e Espaço Make comprovam essa ascendência.
No que diz sobre food service, além dos benefícios agregados pela venda de delivery, a reabertura dos estabelecimentos físicos e a alta do ticket médio por conta da inflação, favoreceram o crescimento de 21,5% do ramo. Pit’s Burguer, Caipira in Box, Brasileirinho Delivery, Mr.Cheff Pizza e Duckbill são exemplos do sucesso do setor.
Outros setores também apresentaram excelentes crescimentos no ano de 2022. A área de serviços teve um aumento de 8,2%, enquanto o segmento educacional expandiu em 13,2% e, o nicho de moda, 7,1%. As marcas Seguralta, Sonhagro, Mary Help e Neo Delivery são representantes do destaque do primeiro. A faculdade Unyleya e a SuperGeeks, escola de programação e robótica, fizeram jus a ascensão do setor da educação, bem como Arena Baby, franquia de brechó e outlet infantil, corresponde ao desenvolvimento do segmento da categoria de moda.
No campo de comunicação, informática e eletrônicos, a taxa de crescimento foi de 8,6% exemplificada por marcas como a Marketing Bag. Quanto a casa e construção, o aumento foi de 7,4%, dado que se comprova em franquias como a Love Gifts.
Com isso, percebe-se nitidamente que o franchising hoje representa uma ótima opção e também mais segura para quem deseja empreender. O rápido retorno financeiro é o que normalmente atrai os investidores. A projeção da entidade para este ano é de um crescimento de 9,5 a 12% no faturamento, 4 % em novas redes e 10% no número de empregos diretos.
Confira agora algumas opções de franquias que se destacam em seus setores de atuação:
Acuidar
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a Acuidar oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com as opções de diárias avulsas e planos mensais. A rede entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com 64 unidades inauguradas e mais de 300 colaboradores.
Caipira in Box
O Caipira in Box traz as delícias da comida tipicamente caipira em boxes práticos, econômicos e higiênicos. O seu modelo de negócio é enxuto, escalável e rentável, com investimento inicial de R$ 165 mil. O faturamento médio mensal por unidade é de R$ 80 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Brasileirinho Delivery
Fundado em 2013, o Brasileirinho Delivery é pioneiro no conceito de entrega de refeições da culinária brasileira em caixinha e possui hoje 60 franqueados em todas as regiões do país. Com pratos variados e opções que vão desde o tradicional até massas, yakisobas e veganos, o Brasileirinho delivery atende aos mais variados públicos e gostos.
Neo Delivery
Especializada em entregas inteligentes, que possibilita ao entregador levar mais de um pedido do mesmo estabelecimento, otimizando tempo e custos, a Neo Delivery possui modelo de negócio 100% home based (sem ponto comercial), com investimento inicial de R$10 mil, o faturamento mensal médio fica em torno de R$30 mil e o prazo de retorno é de 10 a 11 meses.
Mr.Cheff Pizza
Criada em Belo Horizonte em 2019, a Mr.Cheff Pizza nasceu com o objetivo de ser uma solução gastronômica premium e o seu slogan é “O melhor da gastronomia italiana e mineira em forma de pizza”. Com conceito brasileiro - massa fina e muito recheio – a Mr.Cheff Pizza é especialista na produção de bordas com sabores exclusivos da casa, sem deixar de lado os já tradicionais que toda boa pizzaria oferece.
Mary Help
Fundada em 2011, a Mary Help é pioneira no Brasil a intermediar, de forma segura e prática, clientes que precisam contratar prestadores de serviço daqueles que necessitam trabalhar. A gama de serviços oferecidos é voltada às mais variadas necessidades - desde limpeza até higienização e impermeabilização de estofados e tecidos. Intermedia também, de forma gratuita, serviços de consertos e manutenção.
Fast Escova
Com mais de 170 unidades, 114 inauguradas, em apenas quatro anos, a Fast Escova é uma das redes de franquias que mais cresceu no Brasil nos últimos três anos. A rede oferece serviços de maquiagem, escova e cabelo em até no máximo 40 minutos, com valores fixos, independentemente do tamanho do cabelo, preço justo, sem a necessidade de ter hora marcada, além de oferecer consultores de beleza, entre outros diferenciais.
Seguralta
Com mais de 54 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em quatro modelos de negócios – home office, office, basic e standard. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 8º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Pit’s Burger
Com conceito fast-casual, o Pit’s Burger alia velocidade e qualidade, oferecendo uma experiência única. A rede foi fundada há 10 anos, entrou para a franchising em 2022 e já soma oito unidades na região e trabalha com receitas próprias, carnes frescas e jamais congeladas, pães artesanais e molhos exclusivos, tudo para garantir o Burguer Perfeito! Além das opções de lanche de carne e frango, há também as vegetarianas.
Sonhagro
A Sonhagro é pioneira no segmento de franquias de crédito rural e possui um modelo de negócio inovador, com suporte técnico e treinamento. Credenciada nas principais instituições no Brasil, com sistema de gestão próprio, estratégia de marketing e fortalecimento da marca, a rede é uma ótima opção de investimento para quem busca a autonomia do próprio negócio.
SuperGeeks
A SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica do Brasil. Possui mais de 48 unidades ensinando ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
Arena Baby
Rede pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a marca foi criada em 2015 e entrou para o franchising no final de 2016. A loja de Brechó e Outlet infantil traz um conceito onde clientes levam produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de outros itens novos ou seminovos, sendo eles 80% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.
Alergoshop
Criada para atender a uma demanda pessoal de uma das sócias, a primeira e única empresa especializada em atender pessoas com necessidades alérgicas no Brasil. Conta hoje com 280 produtos em seu catálogo, sendo referência no mercado de hipoalergênicos, tendo reconhecimento entre médicos e especialistas.
DuckBill
De uma viagem ao exterior surgiu uma marca especialista no segmento de cookies e cafés especiais. Contando com deliciosos cookies artesanais e diversas opções de lanches e bebidas, em um espaço descontraído e cheio de estilo, a marca conta com 170 unidades em funcionamento espalhadas por todo o Brasil.
Marketing Bag
Franquia especializada em comercialização de publicidade em sacos de pão, que possui mais de 30 franqueados no Brasil. Com um modelo de negócio enxuto, diferente e prático, a marca liga o anunciante ao consumidor final, de maneira eficiente.
Espaço Make
Nascida como um promissor modelo de negócio: quiosques de maquiagens multimarcas a um preço fixo de R$ 10,00 e produtos na área VIP que variam entre R$ 15,00 e R$ 50,00. Localizados em corredores de shoppings, os quiosques chamam a atenção por seu mostruário diversificado e valores acessíveis, fazendo com que seja a franquia que mais cresce no país em seu segmento.
Love Gifts
Com inovação e criatividade, a rede ganha o mercado com seu mix de produtos diferentes e com estilo próprio, tendo itens que captam os mais variados públicos. Contando com mais de 60 franquias em 34 cidades do país e 3 modelos diferentes de negócio, a marca vem ganhando notoriedade, sendo uma ótima alternativa de investimento.
Mais informações:
Acuidar- https://www.acuidarbr.com.br/
Love Gifts - https://lovegifts.com.br/
Caipira in Box - expansao01@infinitefranchise.com
Brasileirinho Delivery - expansao02@infinitefranchise.com
Neo Delivery - expansao02@infinitefranchise.com
Mary Help - franquia@maryhelp.net
Mr.Cheff Pizza - franquias@elevafranchise.com.br
Fast Escova - https://franquiaescovaria.com.br/
Seguralta - www.franquiaseguralta.com.br
Pit’s Burger - https://pitsburger.com.br/
Sonhagro - www.sonhagro.com
Supergeeks - http://supergeeks.com.br
Arena Baby - https://arenababy.com.br/seja-um-franqueado/
Alergoshop - https://alergoshop.com.br/
Duckbill - http://www.duckbillcookies.com.br/
Marketing Bag - https://www.mktbag.com.br/
Espaço Make - www.espacomakefranquia.com.br
FOTO ASSESSORIA






