Chico 2000 diz que outros prefeitos já estavam enfrentando dificuldades na saúde desde 2005
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), e a Comissão de Saúde da Casa, se reuniram com a interventora da Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, nesta segunda-feira (20), onde pontuou as dificuldades frequentes que os últimos prefeitos têm enfrentado, pelo menos desde 2005, na gestão Wilson Santos (PSD), chegando até à atual com Emanuel Pinheiro (MDB). Todos os prefeitos tiveram problemas com os repasses da saúde e, por coincidência, citou agora situação como governo Mauro Mendes, que também foi prefeito no período apontado.
“Aproveitamos a oportunidade para tratar da saúde cuiabana, mais especificamente dos usuários do SUS e dissemos a ela que estávamos ali exclusivamente para conhecer os caminhos que a intervenção tomaria sobre o trabalho, e pedimos à interventora que cuidasse da saúde e se tivesse qualquer outro tipo de apuração que se entendesse necessária que a fizesse, mas sem prejudicar a recuperação da saúde desta cidade. Se esta for a linha da intervenção, ela terá o apoio da mesa diretora da Câmara, pois queremos que a verdade apareça”, declarou o presidente.
“Mauro, quando prefeito, teve as mesmas dificuldades quanto ao repasse do Estado para saúde de Cuiabá, com o governador Silval Barbosa e com governador Pedro Taques. Agora o prefeito Emanuel alega estar com a mesma dificuldade no governo dele , e este é um ponto que também tem que ser esclarecido, colocando a verdade na mesa, colocando a qualidade do atendimento da saúde em Cuiabá e colocando a situação dos repasses, porque eles são tripartite – vêm de três fontes -, ou seja um percentual que é responsabilidade do Estado, outro da união e o terceiro do município. Então é preciso saber se todos esses entes estão cumprindo com seu papel e suas responsabilidades, que é fazer os repasses regularmente”.
Ao finalizar Chico 2000 garantiu que a Câmara vai acompanhar a intervenção e o que for de atribuição da Casa, vai ser feito, “tendo em vista que o que está em discussão é a qualidade da saúde e essa precisa sim de mudança, para alcançar o nível ideal e atender satisfatoriamente nossa população”.
A interventora, durante a reunião, explicou os trabalhos que serão realizados pela equipe nesta primeira semana e respondeu aos questionamentos dos presidentes da Comissão e da Câmara.
O parlamentar KeroKero, também se colocou à disposição do Gabinete de Intervenção da Saúde. “Vamos estar à disposição para ajudar e não queremos tumultuar".
O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000, pontuou à Danielle que tão logo o trabalho esteja finalizado deverá ser apresentado ao parlamento municipal para apreciação dos vereadores.
FOTO Secom - Câmara Municipal de Cuiabá






