Exemplares de cavalo crioulo são selecionados para nacional durante Semana do Cavalo

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana do Cavalo recebeu o julgamento da Raça Crioula e durante a exposição dos animais, realizada nas manhãs de sexta (26.05) e sábado (27.05), uma égua de um criatório gaúcho recebeu o título de Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça.

Os exemplares selecionados vão concorrer na Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Criada em 1933, a Morfologia é a prova mais antiga da ABCCC, e consiste na avaliação da composição estrutural dos animais, assim como das aptidões e preparo físico de exemplares.

Os animais admitidos pelo técnico Rafael Fagundes Sant'anna foram julgados pelo jurado Principal, Francisco Kessler Fleck e pelo jurado Auxiliar, Luiz Antero de Oliveira Peixoto para este Passaporte de Morfologia.

A grande estrela do evento saiu do RP 104 da criação de Luís Carlos Koczkoday, proprietário da Cabanha Crioulos de Los Buenos, localizada em São Francisco de Paula (RS). A fêmea Farandola de Las Buenas puxou a fila das fêmeas desse Passaporte, consagrando-se, também, o Melhor Exemplar da Raça.

Já entre os machos, Merlin da Saff foi o Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto, e vai participar da Expointer pela primeira vez. Começando sua trajetória morfológica em 2022, com participação em exposição morfológica, Merlin da Saff é criado e exposto por Ademir e Fábio da Silva, da Cabanha Saff, Joinville (SC).

Resultado do julgamento

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

FARANDOLA DE LAS BUENAS

Criador: LUIS CARLOS KOCZKODAY

Expositor: LUIS CARLOS KOCZKODAY

Estabelecimento: CABANHA CRIOULOS DE LOS BUENOS, São Francisco De Paula (RS)

Reservada Grande Campeã

GSG ÍNDIA DA SANTA TEREZINHA

Criador: GIONEI SPAUTZ GRANEMANN

Expositor: GIONEI SPAUTZ GRANEMANN

Estabelecimento: CABANHA SANTA TEREZINHA, Água Doce (SC)

Terceira Melhor Fêmea

RE REDOBLADA

Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA

Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA

Estabelecimento: EST NCIA LIBERDADE, Rolante (RS)

Quarta Melhor Fêmea

MILONGUEIRA DO PASSO FUNDO

Criador: EVARISTO TAGLIARI NETO

Expositor: EVARISTO TAGLIARI NETO

Estabelecimento: CABANHA PASSO FUNDO, Palmares Do Sul (RS)

MACHOS

Grande Campeão

MERLIN DA SAFF

Criador: ADEMIR E FÁBIO DA SILVA

Expositor: ADEMIR E FÁBIO DA SILVA

Estabelecimento: CABANHA SAFF, Joinville (SC)

Reservado Grande Campeão

MARENGO DA AUX

Criador: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR

Expositor: NILTON AIRES DO COUTO JUNIOR

Estabelecimento: CABANHA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, Guaíba (RS)

Terceiro Melhor Macho

RE SATURNO-TE

Criador: EVALDO FRANCISCO DA ROSA

Expositor: EVALDO FRANCISCO DA ROSA

Estabelecimento: EST NCIA LIBERDADE, Rolante (RS)

Quarto Melhor Machos

PICAFLOR DO IMBUIAL

Criador: EVALDO MENDES TABORDA

Expositor: EVALDO MENDES TABORDA

Estabelecimento: CABANHA SANTA LUZIA DO IMBUIAL, Curitiba (PR)

 

(Com informações da ABCCC)


Crédito foto: Maurício Vinhas/Divulgação (Farandola de Las Buenas)*


 



INFORMES PUBLICITÁRIOS