Botelho acata pedido e afasta Cattani da Comissão de Direitos Humanos
Além de criar a Comissão de Ética para dar seguimento à representação que tramita na Assembleia Legislativa contra o deputado Gilberto Cattani (PL), o presidente Eduardo Botelho (União) ainda determinou o afastamento do parlamentar liberal da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.
A decisão foi tomada no final da tarde de segunda-feira (12).
O chefe do Poder Legislativo acatou pedido da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT) e da Defensoria Pública, que, além de sugerirem a abertura de um processo disciplinar contra Cattani, solicitaramu o afastamento dele da Comissão.
O parlamentar bolsonarista respondia pela presidência da Comissão de Direitos Humanos. Botelho determinou o seu afastamento do cargo e ainda a sua suspensão do grupo.
Com isso, assume a presidência da Comissão o deputado Max Russi (PSB), e o deputado Elizeu Nascimento (PL), que até então respondia como membro suplente, ficará responsável pela titularidade dos trabalhos em substituição a Cattani.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico, que circulou no final da tarde de segunda-feira.
Vale lembrar que Botelho já havia adiantado que, assim que reassumisse o comando do Parlamento, tomaria outras providencias, além de instituir a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) foi escolhida presidente da Comissão, e o deputado Max Russi (PSB) será o corregedor.
Além deles, ainda integram o grupo os deputados Elizeu Nascimento (PL), Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União).
Os parlamentares serão os responsáveis por julgar a postura de Cattani que, no mês passado, comparou mulheres gestantes a vacas. Também ficaram definidos os membros suplentes da comissão.
Veja lista completa abaixo:
Titulares
Janaina Riva (MDB) – Presidente
Max Russi (PSB) – Corregedor
Júlio Campos (União) – Corregedor Substituto
Wilson Santos (PSD) – Vice-presidente
Elizeu Nascimento (PL)
Suplentes
Dr. João (MDB)
Dr. Eugênio (PSB)
Paulo Araújo (PP)
Diego Guimarães (Republicanos)
Cláudio Ferreira (PTB)
FOTO: ALMT