Sicredi Ouro Verde MT realiza 1º Encontro Geração Coop

Cerca de 200 associados das quatro cooperativas escolares estiveram reunidos em uma agenda de intercooperação

A cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realizou nesta sexta-feira (16/06) o 1º Encontro Geração Coop, um evento que reuniu cerca de 200 membros de cooperativas escolares mato-grossenses para vivenciar na prática o 6º Princípio do Cooperativismo: a intercooperação. As cooperativas escolares participantes (Coopereça, Coração Valente, Cecicoop e Olavocooper) fazem parte do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido pela Fundação Sicredi desde 2010, e presente em Mato Grosso em 2019, por iniciativa da Sicredi Ouro Verde MT.

O encontro aconteceu na Sede Administrativa da cooperativa, em Lucas do Rio Verde, e contou com uma programação intensa de oficinas e jogos cooperativos, com temáticas de educação financeira, essência cooperativista, princípios do cooperativismo, criatividade, Cidadania/ODS e Liderança, conteúdos que já são abordados pelas cooperativas escolares no dia a dia.

Conforme explica a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, Licidineia Gonçalves, o evento é uma oportunidade para promover uma grande troca e conexão entre os associados para que tenham mais uma experiência e o sentimento de pertencimento a uma cooperativa. “O Sicredi quer a sustentação do modelo cooperativista e entende que as crianças que passam por uma cooperativa escolar têm consciência da importância de uma cooperativa para a vida, para a comunidade”, afirma.

Na avaliação do diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas, este movimento gerado a partir do programa Cooperativas Escolares é mais uma demonstração de que uma sociedade de sucesso é construída a partir da educação. “Ver estas crianças e adolescentes envolvidos com a essência cooperativista hoje, dentro de suas respectivas cooperativas, é gratificante, pois não se trata apenas de mais um programa social, mas sim de uma esperança de um mundo melhor, e quem sabe, de formar novos líderes, num futuro muito próximo”, destaca.

Para a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, o movimento das Cooperativas Escolares é uma iniciativa que apoia a missão da escola na construção de qualidades primordiais da cidadania. “Nós acreditamos que a escola também é um espaço de criação, de instigar novos líderes. E as Cooperativas Escolares também têm este viés de fomentar nos nossos adolescentes e jovens, a liderança, o espírito de equipe, a tomada de decisão, assim como é de fato dentro de uma cooperativa tradicional. Estamos muito otimistas com este protagonismo juvenil, que faz jus à característica de cidade de oportunidades, na qual vivemos”, comenta.

Também destacando as oportunidades geradas na vida dos jovens alunos, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, assinalou que o Encontro das Cooperativas Escolares é um mais um exemplo de cooperação para o desenvolvimento do município. “O maior exemplo de sucesso que temos é a nossa cidade, que foi construída através da união de esforços, gerando uma sociedade mais justa e de pessoas mais preparadas. E a partir deste encontro de hoje, acreditamos que estamos levando a oportunidade para a formação de novas lideranças para Lucas do Rio Verde”, destaca.

Histórico e metodologia

O Programa Cooperativas Escolares foi implantado pelo Sicredi em 2010, na cidade de Nova Petrópolis (RS). Alia a crença da instituição financeira cooperativa no poder transformador da educação e do cooperativismo para construir uma so…


FOTO ORLANDO ALBUQUERQUE 



INFORMES PUBLICITÁRIOS