Prefeitura começa a formatar festa da nações
O diretor de Cultura da prefeitura de Sinop, Daniel Coutinho, esteve reunido com as entidades que participarão da festa das nações, extinta há alguns anos e que retorna, agora, redesenhada e como peça primordial das festividades e atividades alusivas ao aniversário da cidade, o Celebra Sinop.
Considerada uma reunião bastante técnica, levou assuntos, buscando senso comum entre organizador e participantes, como logística, acessos, layout de barracas, a nacionalidade que cada entidade representará, bem como decoração, segurança e tudo mais que envolva o sucesso do evento.
Felizes com a volta do evento e com a oportunidade de incremento econômico, algumas entidades já fazem planos com os lucros que serão obtidos com o comércio de comidas e bebidas durante os 05 dias de realização da feira.
O Lions Clube, entidade que participa da festa da nações desde as suas primeiras edições, revelou que investirá todo o lucro obtido em cirurgias de catarata, projeto mantido em nível nacional e que, em Sinop, já ajudou muitas pessoas.
A Comunidade Espírita Maria de Nazaré diz que usará a renda para dar seguimento nas ações sociais e filantrópicas que desenvolve rotineiramente, como a distribuição de almoço aos desabrigados, cestas básicas às famílias carentes que frequentam a instituição, entre outras.
O Centro de Acolhimento Orientação e Proteção ao Adolescente (CAOPA) também seguirá os mesmos passos do Centro Espírito em aplicar a renda na manutenção das atividades já desenvolvidas cotidianamente em benefício de adolescentes oriundos de 26 bairros do município como expressão corporal dança, artesanatos com pirógrafo, karatê e, é claro, alimentação aos menos favorecidos, bem como acompanhamento social e psicológico.
A festa das nações 2017 será realizada de 09 a 14 de setembro no complexo do centro de eventos Dante Martins de Oliveira. Participarão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem aos Adolescentes de Sinop (ACOAS), CAOPA, Comunidade Espírita Maria de Nazaré, Família Rotária, Igreja Católica, Lions Clube, Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (REFECCS). A realização é da prefeitura de Sinop. Estarão envolvidos, além da Diretoria de Cultura que é a principal organizadora, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano.