Emanuel supera crise na Saúde, alcança 56% de aprovação popular e derruba 11 pontos de rejeição entre junho e agosto

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), cuja imagem pública foi bombardeada nos últimos seis meses por conta da intervenção estadual na Saúde da Capital, conseguiu recuperar sua popularidade, segundo aponta pesquisa realizada pela Percent no final deste mês, contratada pela TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO.

Pelos números da sondagem, em junho Pinheiro tinha 47% de aval do povo cuiabano. Já no final de agosto, a Percent encontrou em campo, com 1.200 entrevistados, aprovação popular de 56%, quase 10 pontos percentuais a mais se comparado com o mesmo período da última pesquisa.

Proprietário da Percent, Ronye Steffan: “O Emanuel conseguiu criar uma legião de apaixonados, pessoas que gostam e brigam por ele”

Quando o assunto se trata de insatisfação coletiva, Emanuel se mostrou altamente regenerativo. Num curto intervalo de tempo, o chefe do Alencastro reduziu sua rejeição pessoal de 49% para 38%, uma “estilingada” de 11 pontos em 60 dias.

Apesar do calvário enfrentado nos últimos meses, Emanuel se manteve vivo por conta de três pilares que sustentam a sua administração: salários em dia, obras espalhadas pela cidade e marketing institucional certeiro, baseado em pesquisas conceituais, as chamadas qualitativas.

De acordo com o proprietário da Percent, Ronye Steffan, em circunstâncias normais, qualquer outro prefeito de Cuiabá que enfrentou artilharia pesada dos seus adversários, como foi o caso de Emanuel, estaria com a sua imagem pública em frangalhos, derrotado perante o público em geral.

Secretário municipal de Comunicação, Fausto Online, com marketing institucional redondo, puxou para cima a imagem da gestão liderada pelo prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB)

“O Emanuel tem uma capacidade de recuperação de imagem impressionante, acima da média. Percebemos que três fatores sustentam a gestão dele. Primeiro, é o pagamento em dia dos servidores públicos. Depois, detectamos nas ruas a satisfação do cuiabano com as obras em andamento, principalmente as obras de mobilidade e ação social. Por fim, ficou nítido o quanto o marketing institucional está indo bem, no rumo certo. A maioria dos entrevistados mantém vivo, gravado na memória o trabalho do Emanuel nos últimos anos, fato que lhe dá condições técnicas para ‘curar as feridas’, se reerguer após os tombos da vida”, explicou Ronye.

Metodologia

Percent aplicou 1.200 entrevistas de forma presencial em cinco regiões de Cuiabá. O campo foi realizado entre os dias 26, 27, 28 e 29 de agosto. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. A profissional, Nathany Luzia de Oliveira, Conre 1 e 5 nº c10965 é a estatística responsável pela pesquisa, acima publicada.

Gráfico de evolução mostra a recuperação de imagem do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS