Maníaco é procurado pela justiça goiana; OAB vai acompanhar caso
Procurado pela Polícia e pela Justiça da cidade de Mineiros (GO) por crime de latrocínio (roubo seguido de morte), Gilberto Rodrigues do Anjos, de 32 anos, também cometeu uma chacina na cidade de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá).
Ele está preso em Sinop (500 km ao Norte) pelas mortes, no fim de semana. em Sorriso (420 ao Norte da Capital), menina de 13 anos, outra de 19 e a mãe delas,46. Elas foram estupradas e mortas a facadas. Uma garota de dez anos também foi assassinada por asfixia. O assassino já está preso.
Duas vítimas foram identificadas: a mãe Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e a filhas Miliane Calvi Cardoso, de 19 anos. As duas menores, de 13 e 10 anos não tiveram os nomes divulgados.
As quatro foram encontradas mortas na manhã de segunda-feira, na casa onde moravam, na Travessa Dezembro, no bairro Florais da Mata, na cidade de Sorriso.
Para não dar brecha para defesa de Gilberto, o delegado Bruno França não se contentou apenas com a confissão do acusado. O delegado agiu rapidamente para materializar os crimes de homicídio triplamente qualificado, seguido de estupro.
Nas investigações, o delegado juntou provas concretas para uma materialização considerada perfeita contra um assassino cruel. Gilberto estava com roupas íntimas (calcinhas) das vítimas.
Deixou para trás um chinelo sujo de sangue, e ainda estava sem parte dos cabelos, que as vítimas arrancaram durante uma luta desesperadora, possivelmente da mãe para salvar as três filhas, duas delas estupradas e mortas.
O delegado Bruno, em coletiva à imprensa na tarde de segunda-feira (27), deu um panorama sobre a chacina. “A gente acredita que ele tenha atacado primeiro a mãe, e que ela, ao gritar, tenha acordado as duas filhas. Posteriormente, por questão até de 'queima de arquivo', ele matou asfixiada a menina mais nova”, explicou.
OAB MT - A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lamentou o crime brutal registrado em Sorriso que vitimou quatro mulheres - mãe e três filhas - e manifestou pesar a familiares e amigos das vítimas. OAB-MT afirmou que vai acompanhar as investigações e se reunir com as autoridades para discutir sobre a necessidade de um trabalho ainda mais amplo de combate à violência. Segundo a instituição, Sorriso, assim como todo Mato Grosso, começou a semana em choque quando a Polícia Civil confirmou ter encontrado uma mãe e suas três filhas mortas dentro de casa. As vítimas foram identificadas como Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, Miliane Calvi Cardoso, de 19 anos, Manuela Calvi Cardoso, 13 anos, e Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos.
“É muito triste, lamentamos e queremos ressaltar a nossa preocupação com a onda de crimes bárbaros registrados em Mato Grosso. Pedimos respostas à Secretaria de Segurança Pública sobre o que vem sendo feito para combater essa violência”, afirmou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
O presidente da 17ª Subseção da OAB-MT, Fernando Mascarello, disse que Sorriso e região está triste e chocada com mais esse crime. Lembrou que, apesar da luta constante de combate à violência contra a mulher, ainda são registrados muitos crimes bárbaros. “Tratamos esse assunto com muito fervor, mas nós percebemos, através de situações como essa de hoje, que a mulher precisa ser protegida constantemente, inclusive dentro da sua própria casa. Contamos com as autoridades para que o suspeito ou os suspeitos sejam processados e cumpram as suas penas e que possamos cada vez mais implementar políticas públicas voltadas à proteção à mulher, em todos os locais e em todas as situações”.
FOTO: DIVULGAÇÃO