Operação Retomada II da PF no combate a invasões e desmatamento de terra da União

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (06/12), a Operação Retomada II para desarticular organização criminosa que tinha como objetivo invadir e desmatar terras da União.

A PF cumpriu 11 mandados em MT e no PA com cerca de 80 policiais participando da operação. São alvos engenheiros, empresários e servidores públicos do estado do Pará. Além de 2 empresas de regularização fundiária, um escritório de uma advogada que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal. A advogada mencionada também é investigada por, supostamente, negociar o pagamento de propina a servidores públicos estaduais que teriam flagrado o desmatamento ilegal.

A Justiça Federal também decretou o sequestro de aproximadamente R$ 116 milhões, nove imóveis, além do afastamento das funções dos servidores públicos e da advogada.

Durante as investigações identificou-se que empresas, por meio de seus sócios e funcionários, teriam fraudado cadastros de áreas públicas da União através da inserção de dados falsos em sistemas e falsificação de documentos. Os funcionários das empresas atuavam, ainda, no planejamento e acompanhamento em tempo real do desmatamento.

 

 

FOTO PF



INFORMES PUBLICITÁRIOS