Mercadão dos Óculos inaugura mais de 180 franquias em 2023

O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, inaugurou mais de 180 lojas em 2023. Com isso, a rede ultrapassou as 750 unidades, localizadas em todos os estados do país.

 

“Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos expandiu em todo território nacional em cidades de pequeno, médio e grande porte”, comenta Gustavo Freitas, CEO da rede. Em janeiro de 2024, estão previstas inaugurações nas cidades de Mantena (MG), Cajamar (SP), Chapecó (SC) e Bariri (SP).

 

Modelo de negócio e inovação

A franquia Mercadão dos Óculos oferece três opções de investimentos: o Super Fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o Fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

 

Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Por exemplo: está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente, ou seja, o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

 

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas.

 

A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente – uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.

 

Prêmios e certificações

Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

 

Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

 

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.

 

Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.

 

Endereço das unidades:

 

Mantena (MG)

Pref. Anastácio, 75

 

Cajamar (SP)

R. Ver. Mário Marcolongo, 134

 

Chapecó (SC)

Rua Barão Branco, 47

 

Bariri (SP)

Av. XV de Novembro, 1027

 

Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)

Investimento: R$ 150 mil

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Capital de Giro: R$ 8 mil

Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses

 

Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)

Investimento: R$ 190 mil

Taxa de franquia: R$ 55 mil

Capital de Giro: R$ 12 mil

Área média para Instalação: 25m² a 45m²

Faturamento médio anual: R$ 800 mil

Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²

 

Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)

Investimento: a partir R$ 250 mil

Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 40m² a 70m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 0

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio anual: R$ 1 milhão

Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses

 

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br


FOTO ASSESSORIA 



INFORMES PUBLICITÁRIOS