Davi Alcolumbre reage a obstruções, convoca sessão no Senado e rejeita intimidações

Redação

 O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira (6) a convocação de uma sessão deliberativa semipresencial para esta quinta-feira (7), às 11h. A decisão foi tomada após reunião com lideranças partidárias e visa retomar a pauta legislativa, que tem sido travada por obstruções da oposição tanto na Câmara quanto no Senado.

 
Entre os projetos que devem ser analisados está o PL 2.692/2025, que mantém a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos.
 
> “Não aceitarei intimidações nem tentativas de constrangimento à Presidência do Senado. O Parlamento não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento”, afirmou Alcolumbre em comunicado à imprensa.
 
“Seguiremos votando matérias de interesse da população. A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”, completou o presidente do Congresso.
 
 
 
Pautas e posicionamentos
 
Durante a reunião com líderes partidários, o presidente do Senado também garantiu que não colocará em pauta pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — tema que tem sido explorado por setores da oposição.
 
Os senadores Cid Gomes (PSB-CE) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), que participaram do encontro, defenderam a condução firme de Alcolumbre diante da crise. Cid classificou como um “atentado à democracia” a tentativa de ocupação dos plenários e destacou que a Casa voltará a funcionar normalmente na próxima semana.
 
> “O presidente Davi deixou claro que o Senado não vai se curvar à chantagem. O que está acontecendo é uma tentativa de imposição pela força”, disse Randolfe Rodrigues.
 
 
Senador Marcos do Val será analisado
 
Outro ponto discutido foi a situação do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que está sob medidas cautelares impostas pelo STF. Segundo os senadores, a Corregedoria do Senado pode propor o afastamento do parlamentar por até seis meses, além de solicitar à Suprema Corte a reconsideração das restrições impostas, por meio da Advocacia do Senado.


INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL